5 plantas tóxicas que você pode ter em casa – e exigem atenção!

Mesmo que essas plantas sejam comuns nos lares brasileiros, é sempre bom ter cuidado com pets e crianças. Saiba mais.

Se ingeridas ou entrarem em contato com a pele, plantas tóxicas ou venenosas contêm elementos perigosos que podem causar problemas graves em humanos e animais. Entre esses problemas, estão irritações, coceira ou envenenamento, este último podendo ser fatal.

No entanto, algumas delas são bem comuns de serem vistas nos lares brasileiros. Não há problema quanto a isso, mas o cuidado deve ser redobrado.

5 plantas venenosas que você pode criar em casa

Embora essas plantas sejam comuns de se ter em casa, elas são altamente venenosas e nunca devem ser ingeridas. Além disso, recomenda-se cuidar delas com luvas, pois seu pólen e sua seiva podem causar irritações na pele. Assim, confira alguns exemplos de plantas venenosas e os sintomas que elas causam.

Bico-de-papagaio

Euphorbia pulcherrima, mais conhecida como bico-de-papagaio ou eufórica, flor símbolo do Natal é originária do México.

Também chamada de poinsétia, o bico-de-papagaio é uma planta que produz uma seiva leitosa venenosa, portanto, deve-se evitar o contato direto com ela ou a ingestão de qualquer parte dessa planta. Essa seiva causa irritação na pele, pus, coceira e dor ardente, semelhante à queimadura.

Taioba-brava

Colocasia antiquorum Schott ou taioba brava, é uma espécie de cará pertencente à família Araceae. .

Esta planta é altamente tóxica e é importante evitar a ingestão e o contato direto com a pele ou com os olhos desprotegidos. Isso porque queimaduras e vermelhidão podem ocorrer com esse contato.

LEIA MAIS:

Comigo-ninguém-pode

Dieffenbachia seguine, conhecida pelo nome de comigo-ninguém-pode é considerada uma planta que traz boas energias

Muitas pessoas não têm certeza se essa planta é venenosa devido às suas folhas longas e sua linda cor verde-clara. No entanto, todas as partes dessa planta contêm oxalato de cálcio, uma substância tóxica com a consistência de minúsculos cristais.

Dedaleira

Digitalis purpurea, comumente chamada dedaleira, pelo formato de suas flores que lembram dedais.

As folhas da dedaleira possuem alta concentração de digitalina, substância que pode interromper os batimentos cardíacos. Alguns dos sintomas do contato com essa planta incluem náuseas, vômitos, dor abdominal intensa, diarreia, tonturas, dores de cabeça e redução dos batimentos cardíacos.

Copo-de-leite

Zantedeschia aethiopica é uma espécie de planta com flor pertencente à família Araceae.

O Copo-de-leite é outra planta bem conhecida e venenosa, possuindo alto nível de toxicidade. Isso porque ela também contém oxalato de cálcio, que, ao ser consumido, causa irritação, infecciosidade e inflamação. Assim, é melhor manter a planta fora do alcance das crianças e dos pets.

Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de continuar navegando pelo Rotas de Viagem para conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar!

Você pode gostar também