5 mitos sobre o corpo humano que você precisa deixar de lado
Alguns deles podem ser difíceis de engolir
Não importa se estamos falando de biologia ou química, o corpo humano pode ser bem complexo. Por esse motivo, surgem diversas crenças em relação ao seu funcionamento, e algumas até parecem verdade.
Com isso em mente, vamos desmascarar alguns desses enigmas e revelar a história por trás deles. Então confira abaixo 5 mitos sobre o corpo humano para deixar de lado.
5 mitos sobre o corpo humano
Você pode pegar um resfriado no tempo frio
Começando por um clássico, esse mito é provavelmente o mais comum no mundo inteiro. Porém, baixas temperaturas por si só não são capazes de nos deixar doentes. Na verdade, ficamos resfriados por conta de uma série de fatores que são potencializados nesse tempo, como vírus mais ativos e resistentes.
Além disso, o frio nos obriga a ficar em locais fechados e isolados, o que pode ajudar a espalhar o vírus quando compartilhamos esse espaço com outras pessoas.
LEIA MAIS: Ondas de calor no hemisfério norte: Qual a maior temperatura que o corpo humano suporta?
Unha e cabelo continuam crescendo após a morte
Também muito comum, muitas pessoas acreditam que a unha e o cabelo continuam crescendo após a morte. No entanto, o que acontece é que a pele ao redor delas se retrai, então acaba passando a impressão de crescimento.
Usamos apenas 10% do nosso cérebro
Todo mundo já se perguntou o que aconteceria se utilizássemos mais do que 10% da capacidade cerebral. Inclusive, existem até mesmo histórias de ficção baseadas nesse questionamento. Porém, quando estamos acordados, utilizamos 100% dele.
Isso porque ele conta com regiões com funções bem específicas, mas que trabalham em conjunto para podermos realizar as tarefas do cotidiano.
Nadar de estômago cheio faz mal
Toda criança já ouviu que não pode pular na piscina logo após uma refeição. Apesar dessa história ser amplamente espalhada ao redor do mundo, não existe comprovação científica de que nadar com o estômago cheio pode causar mal-estar ou câimbras.
LEIA MAIS: 4 alertas do seu corpo que gritam: “Você precisa dormir mais!”
Sua barba cresce menos rala se feita com frequência
Muitos homens acreditam que os fios da barba podem engrossar ao raspá-la com frequência. Porém, as únicas coisas que podem determinar a espessura dos fios são os hormônios e a predisposição genética.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.