5 equipamentos que mais consomem energia em casa – e aumentam a conta de luz!
Use-os de forma mais eficiente e reduza os gastos com a conta de luz
O consumo de energia elétrica em casa pode ser um fator relevante na hora de controlar o orçamento. Por isso, é importante saber quais são os equipamentos que mais consomem energia elétrica para poder utilizá-los de forma mais eficiente e reduzir os gastos com a conta de luz.
5 equipamentos que mais consomem energia na sua casa
Ar-condicionado
O ar-condicionado é o equipamento que mais consome energia na sua casa, principalmente em regiões mais quentes do país. Assim, ele pode representar até 60% do consumo de energia elétrica em uma residência durante o verão.
LEIA MAIS: Deixar o carregador ligado na tomada consome muita energia? Veja onde realmente mora o problema!
Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é o segundo equipamento que mais consome energia em uma casa. Isso porque ele é responsável por uma grande quantidade de consumo de energia elétrica, principalmente quando utilizado em períodos prolongados.
Fogão elétrico
Considerado bem novo, o fogão elétrico, também chamado de cooktop, ao ser usado por uma hora diariamente, consumirá 68 kWh em um mês.
Geladeira
A geladeira é outro grande consumidor de energia elétrica em uma casa. Ela fica ligada o tempo todo e pode ser responsável por até 15% do consumo total de energia em uma residência.
Lavadora de louças
Ocupando o último lugar, usando apenas 40 minutos, a máquina consegue consumir cerca de 31 kWh.
LEIA TAMBÉM: 5 hábitos cotidianos que estão sugando sua energia e como mudá-los
Dicas gerais para economizar
É importante ressaltar que o consumo desses equipamentos pode variar dependendo do modelo e da marca de cada um deles. Além disso, outros equipamentos, como micro-ondas, secadora de roupas e computadores, também podem consumir uma quantidade significativa de energia elétrica em uma casa.
Por isso, para reduzir o consumo de energia elétrica em casa, é importante adotar medidas simples, como desligar os aparelhos quando não estiverem em uso, utilizar o ar-condicionado de forma consciente e substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que são mais eficientes. Além disso, é imprescindível manter os equipamentos bem conservados e com a manutenção em dia, para garantir que eles estejam funcionando de forma eficiente, consumindo a menor quantidade de energia possível.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.