O período mais aguardado pelas pessoas sempre é o das férias, em que muitas vezes se organizam viagens. Porém, quando falamos de viagens de carro, existem algumas verificações de segurança do veículo que devem ser feitas previamente. Além disso, vale fazer uma checagem do automóvel com um mecânico de confiança.
5 dicas de segurança para você checar no seu carro
Antes de conferir essas dicas, lembre-se que o seu carro deve estar com as revisões em dia para não haver problemas sérios. Assim, confira as dicas que vamos te dar a seguir e viaje com tranquilidade com a sua família.
LEIA MAIS: 7 dicas para seguir ao viajar de noite – tenha uma viagem tranquila!
Luzes de aviso no painel
Se você ver uma luz de alerta para um dos sistemas de segurança no painel, tome medidas imediatamente. Na verdade, qualquer indicação no painel requer verificação profissional na mesma hora. Portanto, antes de iniciar a ignição, certifique-se de que todas as luzes de aviso estejam piscando simultaneamente; caso contrário, verifique com um mecânico.
Duração da bateria do carro
Ao proteger o carro, tenha cuidado com o arranque gradual. Isso pode indicar que a bateria está morrendo. Normalmente, você pode esperar que uma bateria dure três anos de vida útil, porém, algumas delas duram mais do que isso. Assim, sempre preste atenção quando sua bateria atingir esse limite de três anos.
Pneus e alinhamento das rodas
Faça uma observação visual de qualquer desgaste na banda de rodagem. Isso geralmente indica problemas de alinhamento frontal, pressão abaixo ou acima, ou até coisas mais preocupantes. Além disso, lembre-se de calibrar os pneus antes da sua viagem para ter estabilidade na direção, preferencialmente na noite anterior.
Sinais de freios gastos
Tremor no pedal e ruídos de metais rangendo são indicações claras de que seus freios precisam de algum reparo. Ainda, o pedal do freio parecerá esponjoso ou bastante baixo se essa for a situação. Além disso, você deve verificar a reserva de fluido hidráulico no sistema de frenagem e substituí-lo regularmente.
LEIA TAMBÉM: 7 sinais silenciosos de que seu carro está com problemas – Confira!
Funcionamento do ar-condicionado do carro
Um sinal de que o sistema de ar-condicionado do carro pode estar funcionando sem o gás que resfria o ar quando comprimido é ter que ajustar a temperatura constantemente. Por isso, confira se seu ar está funcionando corretamente e evite perrengues na hora da viagem.
Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitos posts como esse, acesse o site do Rotas de Viagem!