4 truques de linguagem corporal que podem ajudar na sua carreira profissional
Hábitos que podem passar despercebidos em nosso dia a dia no trabalho podem afetar a nossa carreira profissional de forma negativa. Saiba como evitar que isso aconteça com esses 4 truques!
Em uma carreira profissional, muitas vezes, o sucesso não depende apenas do que dizemos, mas também de como nos expressamos através da nossa linguagem corporal. Em uma entrevista para o site “Entrepreneur”, Don Weber, especialista em comunicação empresarial, identifica quatro comportamentos que, sem perceber, podem estar sabotando sua imagem no ambiente de trabalho.
Entenda os hábitos e descubra como evitá-los para ter sucesso em sua carreira profissional
1. Evitar olhar nos olhos
Weber aponta que evitar o contato visual direto pode acabar criando interpretações negativas, como desrespeito ou até mesmo desonestidade. No ambiente profissional, olhar nos olhos é uma forma bem segura de demonstrar confiança e respeito aos que trabalham com você. Ficar desviando o olhar toda hora pode passar insegurança e falta de interesse.
LEIA MAIS: Como dizer “NÃO” sem ser ofensivo ou ríspido? Siga estas dicas!
2. Expressões faciais
As expressões faciais são reflexos diretos das nossas emoções e, muitas vezes, elas aparecem quando menos esperamos. Weber alerta que expressões tensas, como franzir a testa ou apertar os lábios, podem ser entendidas de forma errada no ambiente de trabalho. Estar ligado às próprias expressões faciais e procurar manter o rosto mais relaxado e tranquilo pode ajudar em uma comunicação mais positiva.
3. Falta de uma postura profissional
A forma como nos posicionamos também fala muito sobre nossa personalidade. Weber destaca que uma má postura pode transmitir falta de confiança. Permanecer em pé, ocupando espaço e sempre olhando para frente não só melhora a saúde física, mas também demonstra segurança e profissionalismo. “Isso o tornará mais acessível em seu espaço de trabalho, o que pode impactar o avanço de sua carreira e seus relacionamentos”, ressalta o especialista.
LEIA MAIS: 8 práticas valiosas para uma vida mais longa e plena
4. Não conseguir ficar quieto
A inquietação, como mexer toda hora as pernas, brincar com objetos ou estralar os dedos, pode transmitir ansiedade e falta de foco. Estar sempre agitado pode passar a impressão de falta de controle sobre a situação. Procurar maneiras de controlar esses movimentos involuntários, como técnicas de respiração ou manter as mãos ocupadas sem que ninguém perceba o propósito, pode ajudar a transmitir uma imagem mais calma e concentrada.