4 fortes tendĂȘncias de viagens para 2024, segundo especialistas
De turismo musical a tarifas mais baratas na executiva, tendĂȘncias que devem moldar o mundo das viagens no ano que vem
O turismo de experiĂȘncia tem visto um aumento significativo apĂłs a pandemia, com os viajantes em busca de momentos Ășnicos e comprometidos com a sustentabilidade e novos canais de venda. Essas tendĂȘncias moldam as viagens para 2024, segundo relatĂłrio da Amadeus.
A Amadeus, presente em 195 paĂses, possui uma vasta base de dados e tecnologia que possibilita uma anĂĄlise aprofundada das preocupaçÔes dos viajantes. Para construir o relatĂłrio, mais de 2.500 agĂȘncias de viagens e especialistas foram consultados atravĂ©s de questionĂĄrios.
O objetivo do relatĂłrio Ă© auxiliar o setor a melhorar e adaptar seus produtos de acordo com as crescentes exigĂȘncias dos viajantes. O estudo identifica cinco tendĂȘncias de viagem focadas na criação de experiĂȘncias mais personalizadas:
Turismo musical em destaque
ApĂłs a crise sanitĂĄria, o turismo musical ressurgiu como uma forma de lazer que permite Ă s pessoas se desconectarem da vida cotidiana.
AlĂ©m disso, os prĂłprios artistas tĂȘm investido em grandes produçÔes para atrair mais pĂșblico, resultando em aumento significativo de concertos e festivais. Assim, o turismo musical Ă© uma das tendĂȘncias fortes para 2024.
Influenciadores como agentes de influĂȘncia
Os influenciadores tĂȘm influenciado cada vez mais as escolhas de destinos de viagem, inspirando e atuando tambĂ©m como agentes econĂŽmicos. Eles facilitam reservas diretas por meio de plataformas de comĂ©rcio eletrĂŽnico, utilizando redes sociais como Instagram,
YouTube ou TikTok para compartilhar links de reservas em suas pĂĄginas de perfil. Essa Ă© uma das certezas entre as tendĂȘncias de viagens para 2024.
Concierge Inteligente
O uso da InteligĂȘncia Artificial Generativa (IAG) nas pesquisas de viagens Ă© uma das tendĂȘncias para 2024. A personalização e a agregação de valor Ă experiĂȘncia sĂŁo os principais objetivos, o que implica em um aumento no uso da tecnologia, especialmente na assistĂȘncia por voz para identificar as necessidades do viajante. Ă importante ressaltar que a IA nĂŁo substituirĂĄ o trabalho humano.
Business luxe acessĂvel
A possibilidade de viajar na classe executiva estĂĄ se tornando mais acessĂvel. Bilhetes “especiais” na classe executiva podem ser mais baratos, mas com algumas restriçÔes, como acesso limitado ao lounge, seleção de lugares restrita e impossibilidade de upgrade.
A Emirates foi a pioneira nessa oferta, e outras companhias aéreas devem seguir o exemplo, como a Air New Zealand, que adicionarå filas do seu produto Business Premier Luxe, e a Lufthansa, que oferecerå sete tipos de classe Business Allegris a partir de 2024.