Presentes em diversos lares, os cachorros são verdadeiros membros da família. Por esse motivo, as pessoas não poupam esforços para dar uma vida digna a esses bichinhos.
Os donos investem em diversos brinquedos, tudo com a intenção de deixá-los alegres! Por isso, separamos algumas dicas sobre como fazer os cachorros felizes.
4 dicas para ter um cachorro saudável e feliz
Invista na alimentação
Por acreditarem que os cachorros são mais felizes comendo aquilo que eles querem, algumas pessoas acabam permitindo que se alimentem dos mesmos alimentos que os humanos.
Porém, é indispensável investir em uma dieta equilibrada para esses animais. Afinal, ao inserir uma ração recomendada pelos veterinários e até mesmo alguns vegetais, como cenouras, eles podem se manter no peso recomendado e viver uma vida muito mais feliz.
LEIA MAIS: Parece piada: Motorista coloca cachorro ao volante para evitar uma multa!
Preste atenção em seus hábitos de sono
Essa é uma questão muito negligenciada por diversos donos ao redor do mundo. No entanto, é tão importante quanto manter uma dieta equilibrada. Isso porque os hábitos de sono são essenciais para manter não só a saúde física, mas também mental do seu bichinho.
Em geral, eles dormem cerca de 12 a 14 horas por dia. Caso ele esteja dormindo bem menos do que isso, é necessário ter um pouco mais de atenção e levá-lo ao veterinário.
Faça com que se exercitem diariamente
Muitas vezes, por morar numa casa com jardim ou bom espaço, as pessoas acabam esquecendo que os animais precisam de um pouco mais de atenção para se exercitar.
Leve-o para os parques, faça algumas brincadeiras dentro de casa, e até mesmo passeie com o seu animal para mudar a rotina.
LEIA TAMBÉM: 7 raças de cachorro que vivem por bastante tempo
Conheça a raça do seu cachorro
Por fim, é importante ter em mente que nem todos os cachorros são iguais, visto que existem diversas raças e peculiaridades. Os donos de pugs e bulldogs franceses, por exemplo, acabam lidando com muitos problemas relacionados à respiração dos cachorros.
Por esse motivo, é indispensável que você conheça as principais características do seu doguinho. Dessa forma, poderá lidar com possíveis problemas e evitar piores consequências.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.