4 comidas e bebidas com nomes protegidos pelo mundo – Você sabia?

Além da clássica champanhe, nossa cachaça também é uma das comidas e bebidas com nomes protegidos

Sabia que existem comidas e bebidas cujos nomes são protegidos? Por exemplo, champanhe, somente na França. As bebidas de cana só podem levar nome de cachaça se produzidas no Brasil! Então, confira, a seguir, comidas e bebidas com nomes protegidos pelo mundo.

Champanhe só na França

O clássico entre as comidas e bebidas com nomes protegidos.

Booking.com

A denominação “champanhe” é exclusiva da França. Isso se dá porque os vinhos espumantes da região de Champagne, na França, podem levar este nome.

LEIA MAIS: Gigantescas! Estas são as maiores piscinas existentes no mundo

A princípio, a proteção vem de uma denominação de origem controlada (DOC), que garante que o produto atenda a padrões rigorosos de qualidade e procedência. Assim, a champanhe é um produto único, resultado da combinação de fatores geográficos, climáticos e culturais.

De fato, a região tem um solo calcário rico em giz, que confere aos vinhos um sabor característico. O clima também é temperado, com invernos frios e verões amenos, o que permite que as uvas cresçam de forma lenta e equilibrada.

Além disso, há uma longa tradição na produção de vinhos espumantes. As técnicas passam de geração em geração, o que contribui para a qualidade e a singularidade do produto.

Sendo assim, vinhos espumantes de outras regiões francesas, por exemplo, a Alsácia, a Borgonha ou o Bordeaux, se chamam crémants.

Por outro lado, o que se produz no norte da Itália são chamados de proseccos, e aqueles que vêm da região espanhola da Catalunha são chamados de cava.

Pastel de Belém

O Pastel de Belém é uma sobremesa tradicional portuguesa, de massa folhada e recheio de creme de ovos. No entanto, nem todos os pasteis de nata que encontramos como “Pastel de Belém” são realmente genuínos.

O verdadeiro Pastel de Belém é produzido apenas pela Antiga Confeitaria Belém, em Lisboa. Essa confeitaria nasceu em 1837 por monges do Mosteiro dos Jerónimos, e a receita do seu pastel é secreta até hoje.

Todos os outros doces similares são, na verdade, pastéis de nata. A diferença entre os dois é que o Pastel de Belém  tem uma receita exclusiva, que confere ao seu recheio um sabor único. Por isso, o pastel de Lisboa é uma das comidas e bebidas com nomes protegidos.

Fora de lá, entretanto, vale experimentar, por exemplo, os pastéis de nata no Atelier Castro, com casas em Lisboa e no Porto. E, também, na Manteigaria.

Nossa cachaça é uma das comidas e bebidas com nomes protegidos

Sabia que só o Brasil pode produzir cachaça? Segundo matéria do Estadão, só pode se chamar “cachaça” a bebida de cana-de-açúcar que, também, seja brasileira.

Ademais, o Decreto Presidencial nº 4.062/2001, estabelece que as expressões “cachaça”, “Brasil” e “cachaça do Brasil” são exclusivas dos produtores de solo nacional.

Essa restrição também torna essas expressões indicações geográficas brasileiras. Essas indicações são, sobretudo, ferramentas para a valorização e estabelecimento de diferenciais competitivos frente à concorrência.

Assim, contribuem para a organização comercial e produtiva, além da promoção turística e cultural do país. Segundo o catálogo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), três regiões se destacam na produção da cachaça:

  • Salinas, em Minas Gerais, é conhecida por suas cachaças leves e refrescantes.
  • Abaíra, na Bahia, é uma região produtora de cachaças com aromas intensos e sabores complexos.
  • Paraty, no Rio de Janeiro, é uma região histórica produtora de cachaças de qualidade.

E o que for produzido fora do Brasil, como chama? Aguardentes de cana!

Ovos-moles de Aveiro

Os ovos-moles de Aveiro são um doce tradicional português, originário, como o próprio nome já diz, da cidade de Aveiro. A receita leva gemas de ovos, açúcar e água, e têm uma textura suave e cremosa.

A história do doce remonta ao século XVI, quando as freiras do Convento de Jesus de Aveiro começaram a produzi-los. Contudo, a original é um segredo até hoje, mas sabe-se que envolve a combinação de ingredientes de alta qualidade e um processo de produção artesanal.

LEIA MAIS: Surpreenda-se com as 7 criaturas mais fortes do mundo animal

Os ovos-moles de Aveiro têm Indicação Geográfica Protegida (IGP), o que significa que só podem ser produzidos na região de Aveiro, conforme as normas estabelecidas. Na cidade, a casa mais antiga que produz os doces é a Confeitaria Peixinho.

Mas, doces similares também podem ser encontrados em outras cidades portuguesas, como Lisboa e Porto. No Brasil, é possível encontrá-los em alguns restaurantes portugueses, principalmente nas grandes capitais.

Contudo, lembre-se: os ovos-moles de Aveiro só se compra na Veneza Portuguesa. Logo, uma das comidas e bebidas com nomes protegidos.

Você pode gostar também