4 cidades maravilhosas da Toscana que são estrelas do cinema

Entre a realidade e a ficção, saiba como o cinema transformou a Toscana em um ícone global.

Conhecer a Toscana através das lentes do cinema é uma forma maravilhosa de visitar esta região italiana encantadora, sem sequer sair de casa. Justamente por isso, muitos filmes icônicos nos transportam para as cidades pitorescas e paisagens deslumbrantes locais. Eles trazem, na verdade, uma maneira de fazer com que a gente sonhe com viagens futuras ou até mesmo queira reviver memórias de viagens passadas.

O fato é que hoje vamos falar com mais detalhes sobre ela, para que você se surpreenda ainda mais.

Florença

Vamos começar por Florença, um lugar com uma história rica, arquitetura renascentista e cenário artístico bem ousado. Esse lugar, por sua vez, aparece em várias grandes obras do cinema.

O filme “Uma Janela para o Amor” (1985) é um exemplo. Nele, são apresentados locais emblemáticos da cidade, como o hotel degli Orafi, com vistas de impressionar para o rio Arno e a Ponte Vecchio.

Cena do filme “Uma Janela para o Amor” (Image Entertainment Inc., Warner Home Vídeo)

Outro filme que destaca a beleza e a complexidade de Florença é “Hannibal” (2001), que nos leva a uma viagem por pontos turísticos famosos como a Galleria Uffizi e a Catedral.

Anthony Hopkins em “Hannibal” (Metro-Goldwyn-Mayer)

Inferno” (2016), por sua vez, traz cenas emocionantes nos Jardins de Boboli no Palazzo Pitti, mostrando outra faceta da cidade.

Tom Hanks e Felicity Jones no Jardins de Boboli, em “Inferno” (Sony Picture)

Val d’Orcia

Também não podemos deixar de mencionar o filme “O Gladiador” (2000). Ele utiliza o esplendor natural do Val d’Orcia como pano de fundo, particularmente perto de San Quirico d’Orcia.

Este vale exemplifica a paisagem típica da Toscana, com seus campos ondulantes, ciprestes alinhados e vilas históricas, oferecendo um vislumbre da tranquilidade rural da região.

Arezzo

Arezzo serve como cenário para “A Vida é Bela” (1997), uma história tocante de amor e esperança durante tempos sombrios. O filme utiliza o encanto do centro histórico de Arezzo e sua arquitetura para contar uma história poderosa de resistência humana.

Roberto Benigni e Nicoletta Braschi em “A Vida é Bela” (Miramax Films)

Essas locações não são apenas belos cenários; elas são personagens por si só, contribuindo para o clima e a narrativa dos filmes.

Montepulciano e Cortona, encantos diversificados

Em “Sob o Sol da Toscana” (2003), percebemos Cortona e Montepulciano, duas cidades que encapsulam a essência da Toscana com suas praças medievais, igrejas antigas e vistas panorâmicas.

Filme “Sob o Sol da Toscana” (Buena Vista Pictures)

Cortona, ganha vida no filme com cenas na Piazza Signorelli e a Piazza della Repubblica, enquanto Montepulciano brilha durante o desfile de bandeiras na Piazza Grande e o casamento no Templo de San Biagio.

Você pode conhecer esses lugares

Gostou de relembrar esses cenários? Então, aqui fica a dica: para aqueles que desejam mergulhar ainda mais nas histórias e espaços apresentados nos filmes, existem tours guiados.

Fora as experiências que permitem seguir os passos dos personagens, descobrindo os encantos da Toscana e também um pouco mais sobre a produção cinematográfica e a história por trás das cenas.

filmesitália