3 coisas que computadores NÃO fazem melhor que os humanos

Apesar dos avanços no mercado tecnológico, essas tarefas são praticamente impossíveis para as IAs

Com a crescente popularidade das inteligências artificiais e o aumento de empresas substituindo trabalhadores humanos por máquinas automatizadas, surgem debates interessantes na sociedade. Um dos principais temores das pessoas é serem totalmente substituídas por robôs em seus empregos. No entanto, há coisas que os seres humanos conseguem realizar melhor do que as máquinas.

Tradução

Ferramentas de busca e tradução, como o próprio Google Tradutor, são extremamente úteis no cotidiano. No entanto, elas ainda são superficiais, especialmente quando é necessária uma tradução mais profunda, levando em consideração os aspectos culturais e sociais de um idioma.

LEIA MAIS: 7 truques para usar no iPhone sem nem tocar na tela

Nesse sentido, a tradução de expressões cotidianas, quando realizada por um programa, pode resultar em respostas engraçadas ou constrangedoras. É por esse motivo que a localização de livros, séries, filmes e textos diplomáticos deve ser feita exclusivamente por profissionais especializados.

Flexibilidade de ideias

Outro aspecto interessante, mas bastante limitante das máquinas, é que elas estão sujeitas a comandos dados por seres humanos. Por mais que ofereçam soluções para alguns problemas, elas não podem ir além do que foi determinado por quem as programou.

Por isso, as pessoas são capazes de lidar com diferentes situações e adaptar suas ideias de acordo com o que acontece, algo que é possível graças à criatividade.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas para aprender um novo idioma com o ChatGPT

Arte

Nos últimos meses, pinturas e livros gerados por inteligência artificial se tornaram extremamente populares. No entanto, é possível perceber claramente que eles são apenas uma combinação de outras obras de arte já existentes e produzidas por seres humanos.

Por esse motivo, essas obras parecem mais “sem vida” e sem alma, o que causa certa estranheza em muitas pessoas.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Acesse o Google Notícias e clique em “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também