3 coisas que a tripulação aprende antes de finalmente voar
Muito mais que não ter medo de altura, é preciso saber coisas bem específicas para desempenhar essa função.
Já se perguntou o que é necessário para fazer parte da tripulação de cabine de um voo? O treinamento dessa equipe vai muito além de servir bebidas e comidas durante o voo. É preciso saber coisas bem específicas (e até bastante criteriosas) para desempenhar bem a função.
Continue lendo este artigo e descubra as 3 coisas mais surpreendentes que esses profissionais aprendem durante o treinamento.
3 habilidades que a tripulação de cabine de um voo aprende em treinamento
Habilidades de sobrevivência
A verdade é que é necessário aprender a sobreviver caso o avião precise pousar (ou caia) em uma região desértica ou na selva, por exemplo. A tripulação aprende noções básicas de como buscar comida e água nos lugares mais remotos possíveis.
Além disso, a equipe recebe treinamento para se proteger em caso de ameaça e também maneiras de encontrar e construir um abrigo para si nessas áreas. Também é preciso entender cuidados básicos de saúde e como limpar feridas e oferecer primeiros socorros.
Combate a incêndios
No treinamento, são avaliados os mais diversos cenários, inclusive o caso de um incêndio ocorrer após a queda do avião. A tripulação de cabine recebe a importante tarefa de lidar com o fogo. É necessário saber utilizar um extintor de incêndio, capa de fumaça e luvas de proteção contra o fogo.
Um ponto extremamente relevante é a identificação da fonte do fogo. A equipe também é preparada para localizar as causas do problema e comunicar aos superiores.
Lidar com a sobrevivência na água
Outro cenário explorado no treinamento é a possível queda do avião no mar. Existe um protocolo específico para esses casos, e a tripulação de cabine precisa dominá-lo para desempenhar seu papel em um voo.
É responsabilidade dessa equipe inflar os coletes antes de pularem na água e também garantir que todos estejam aquecidos, evitando o risco de hipotermia, e prevenindo casos de afogamento. Eles também são os responsáveis por abrir o bote e conduzir o restante da tripulação para fora da aeronave.