Londres é conhecida por ser uma cidade cosmopolita, um verdadeiro caldeirão cultural. Mas, também é tida como um destino caro de visitar. Porém, os museus gratuitos em Londres, assim como as galerias de arte, estão aí para provar que a capital inglesa também recebe bem quem está com o orçamento mais curto.
Não dá para esconder que Londres está entre as cidades mais caras para viver e visitar. Sem dúvidas, o turista precisa reserva algumas libras esterlinas para conhecer os bares, restaurantes, atrações turísticas e até viajar pelos metrôs.
Mas, nem tudo está perdido! A cidade é também valorizada pela acessibilidade à arte e história. Um sentimento traduzido pelos museus gratuitos em Londres, bem como as galerias de artes que dá para conhecer sem gastar um tostão.
Museus e galerias de artes gratuitos em Londres
Museu de Londres (Museum of London)
Se você quer realmente conhecer a história da cidade e as pessoas que ajudaram a construí-la, não deixe de visitar o Museu de Londres. São mais de 450 mil anos de história exibidos em exposições permanentes e temporárias que ilustram desde a Pré-História.
LEIA MAIS: As 5 cidades mais ricas em cultura da Europa; veja o ranking!
O museu funciona todos os dias, das 10h às 17h. Mais informações pelo site.
Museu Nacional de Ciência (National Science Museum)
Localizado em South Kensington, o Museu Nacional de Ciências tem um dos maiores acervos de ciência e tecnologia do mundo. Lá, estão objetos relacionados à química, medicina, espaço, matemática, tecnologia, astronomia e robôs.
E nada daquela visita chata! Tudo é exposto de forma bem envolvente. Para se ter uma ideia, de vez em quando, o staff faz experiências ao vivo. Aliás, o museu fica na Exhibition Road, que concentra os principais museus e galerias de arte da cidade, alguns dos quais não cobram entrada.
Mas, atenção! Apesar de gratuito, o Museu Nacional de Ciência exige agendamento das visitas pelo site.
Museu Imperial da Guerra (Imperial War Museum London)
Os Museus Imperiais da Guerra são distribuídos por cinco locais diferentes no Reino Unido. Em Londres, são três filiais, dentre elas, uma que trata especificamente da Primeira e da Segunda Guerra.
Nas exposições permanentes, o visitante tem contato com a Galeria do Holocausto, objetos dos dois grandes conflitos, além de eventos e exposições temporárias, todas gratuitas.
Informações pelo site.
Museu Britânico (British Museum)
Um dos mais tradicionais entre os museus gratuitos em Londres, o British Museum é dedicado à documentação de toda a história, arte e cultura humana. Por isso, seu acervo reúne uma impressionante coleção de manuscritos, esculturas, hieróglifos egípcios e objetos arqueológicos do mundo antigo.
Para facilitar a visita, o museu tem um mapa que representa as exibições temáticas mais populares. Assim como o National Science Museum, o Museu Britânico também exige agendamento para as visitas pelo site.
Museu Marítimo Nacional (National Maritime Museum)
Localizado em um complexo que, antes, abrigava a Greenwich Royal Hospital School, o Museu Marítimo Nacional fica às margens do rio Tâmisa. Não à toa, exibe a poderosa história marítima da Inglaterra com modelos de navios, instrumentos marítimos, fotografias e obras de arte.
O acervo ainda conta com uma biblioteca que guarda mais de 100.000 livros. Para terminar sua visita, passeie pelo Greenwich Park e visite o mercado de Greenwich. Informações sobre o museu pelo site.
Tate Modern
Como deixar uma lista de museus gratuitos em Londres sem incluir uma visita à Tate Modern, a consagração da arte? Uma das principais atrações turísticas da capital inglesa, tem entrada totalmente gratuita com um acervo impressionante.
A começar pelas pinturas e esculturas de Pablo Picasso, bem como obras de arte contemporâneas. Apesar de não cobrar entrada, há cobrança para visitação de algumas exposições. Para saber tudinho, acesse o site.
Victoria and Albert Museum
Também um dos mais tradicionais museus gratuitos de Londres, o Victoria and Albert Museum, ou V&A, abriga mais de 2,8 milhões de peças de arte que relatam, pelo menos, 5.000 anos de história.
Suas peças de arte, design e performance representam importantes coleções de cerâmica, têxteis, móveis, joias, fotografias, livros e pinturas do país. O acesso à maior parte das coleções e eventos é gratuita, mas há taxas para oficinas e exposições específicas.
Veja quais são no site.
Museu de História Natural (Natural History Museum)
Além da arquitetura magnífica, o Museu de História Natural é o paraíso dos estudiosos da evolução humana. E, também, aficionados por botânica, paleontologia, mineralogia, entomologia e zoologia.
Desde esqueletos de dinossauros gigantes pendem do teto até fósseis de mamíferos extintos, o museu tem exposições que documentam toda a história dos seres vivos na Terra. Como se não bastasse, seus jardins abertos se transformam em uma incrível pista de patinação no gelo durante o inverno.
Informações pelo site.
Galeria Nacional (The National Gallery)
Para quem fica dividido entre escolher uma galeria de arte ou um museu de história, a Galeria Nacional, na Trafalgar Square, oferece os dois! Fundada em 1824 com uma coleção de 38 pinturas, a National Gallery, hoje, é um museu que abriga importantes pinturas europeias.
LEIA MAIS: Destinos para viajar na Europa sem gastar muito; confira cinco opções!
Um dos mais respeitados museus gratuitos em Londres dedicados à arte, expõe obras de Claude Monet, Vincent van Gogh, Michelangelo, Leonardo da Vinci e Ticiano. Mais informações pelo site.
Saatchi Gallery
Além dos museus gratuitos em Londres, que tal conhecer importantes galerias de arte sem pagar nada? É o caso da prestigiada Saatchi Gallery. O espaço oferece aos artistas emergentes uma plataforma para mostrar sua arte, sem exigir taxas de entrada dos visitantes. Assim, sobra mais para, efetivamente, adquirir as obras.
Então, você conhece algum dos museus gratuito em Londres? Como foi sua experiência? Ah, e falando em museus, conheça aqueles conhecidos por terem os acervos mais estranhos no mundo!