10 famoso mitos de viagem que podem custar muito dinheiro – e a sua paz
Será que comprar passagens de madrugada é sempre mais barato mesmo? Este é apenas um dos mitos de viagem que você precisa esquecer
Você já reparou que, quando comenta sobre algum plano de viagem, todo mundo vem para dar um pitaco? Normalmente, uma experiência própria ou algo que a pessoa leu em sites e revistas. E aí, você descobre que tudo não passa de mitos de viagem que, aliás, podem custar dinheiro e sua paz de espírito.
Conte para nós: quantas madrugadas você passou dando F5 porque te falaram que aquele era o momento para comprar passagem barata? Ou, que trocar dinheiro no seu banco sai mais barato do que nas casas de câmbio?
Ok, alguns conselhos que recebemos, de fato, são úteis. Mas, a verdade é que cada um tem suas próprias perspectivas e experiências. Por isso, não dá para ficar acreditando em tudo quanto é tipo de mito de viagem. Caso contrário, o que era para ser descanso acaba transformado em pesadelo!
10 mitos de viagem para esquecer!
Reservar com antecedência sai sempre mais barato
A princípio, comprar com antecedência até ajuda a economizar porque há maior disponibilidade de tarifas. Entretanto, se você tem alguma flexibilidade de datas e destino, sempre encontra ofertas de última hora mais baratas do que se pagasse há meses.
LEIA MAIS: Orçamento apertado? Veja como economizar na viagem sem perder na diversão!
Casais com crianças devem ter prioridade no embarque
Um dos mitos de viagem que mais fazem famílias sofrerem. Talvez isso faça sentido para quem viaja com bebês, porém passar mais tempo com crianças maiores em um avião é praticamente um suplício!
Comida de rua sempre faz mal
De forma alguma! Pelo contrário, experimentar a comida de rua é imergir na cultura local. Aliás, tem até documentários especiais sobre o tema. Por certo, você não vai comer em qualquer lugar, então, é só observar o acondicionamento dos alimentos, bem como a fila (quanto mais longa, melhor e mais segura a comida é).
Passagem ida e volta sai mais barata
Nem sempre. Realmente, há algum tempo, saia mais barato comprar os dois trechos do que apenas o de ida. Isso era válido principalmente para voos internacionais. Hoje, nem tanto. Ou seja, nem todas as companhias dão desconto para passagens de ida e volta.
As taxas de conversão no banco são mais baratas
Um dos mitos de viagem que, literalmente, custam dinheiro! Se você checar bem, alguns bancos têm taxas muito pouco vantajosas para conversão. Além disso, podem adicionar taxas e comissões.
Uma alternativa é conferir as taxas cobradas em transações no cartão de crédito ou, sem dúvidas, nas casas de câmbio. Fuja apenas daquelas localizadas em aeroportos e terminais que, de fato, cobram mais caro.
LEIA MAIS: 13 dicas do que fazer no avião em viagens longas; livre-se do tédio!
Moradores conhecem os melhores restaurantes
Com certeza, você precisa trocar uma ideia com quem mora no destino para descobrir algumas pérolas. Mas, convenhamos, você conhece todos os excelentes restaurantes da sua cidade? Ou as atrações que são tendências?
A verdade é que não olhamos nossa própria cidade sob a ótica do turista, pois sempre vamos a lugares com os quais nos identificamos. Logo, o ideal é pesquisar mesmo, principalmente em publicações especializadas.
Você cura o jet lag com uma boa noite de sono
Definitivamente, não! A melhor forma de resolver o problema do jet lag é redefinir o ritmo circadiano. Uma dica é tomar sol e fazer exercícios nos primeiros dias de viagem, em vez de cair no sono da Bela Adormecida.
Falar inglês é suficiente em qualquer destino
Diga isso para o turista que visita uma vila remota na Ásia, onde os costumes são mais tradicionais e não tem o hábito de receber turistas! Embora o inglês seja amplamente falado, você logo vai perceber que, em alguns lugares, ninguém fala uma palavra no idioma.
Viajar sozinho não é seguro
Mais um destes mitos de viagem que impedem muita gente de se divertir! Por mais intimidante que pareça, é possível viajar sozinho com segurança. Mulheres, certamente, devem ser mais cautelosas em alguns destinos com índices de violência de gênero, o que não impede de conhecê-los.
LEIA MAIS: A maravilhosas vantagens de viajar sozinho – Conheça quais são!
Todo cruzeiro é all inclusive
Não, gente, não é! Pelo contrário, a maior parte deles inclui, apenas, as refeições principais. Aliás, qualquer coisa que você peça fora desse plano pode custar uma nota! Por isso, na sua reserva, certifique-se de incluir pacotes de bebidas, o que até é uma vantagem.
E você, já se deu mal com algum dos mitos de viagem? Conte-nos como foi sua experiência! Certamente, por mais perturbador que tenha sido, tem grandes chances de entrar em alguma lista de razões pelas quais viajar é sempre um aprendizado.