Abastecer o carro no frio rende mais? Descubra agora!

Quando se fala em economia, motoristas contam até mesmo com o tempo para aliviar o bolso

Não tem para onde correr, carro é um item que apesar de proporcionar muito conforto, pode ser muito custoso, especialmente quando falamos da gasolina. Para baratear esses custos, motoristas adotam os mais diferentes hábitos para economizar combustível. Por conta disso, surgem alguns boatos nas redes sociais, como o de que abastecer o carro no frio rende mais. Nesse caso, alguns motoristas acabam seguindo essas dicas cegamente, sem entender se a variação é realmente relevante ou até mesmo real.

Confira abaixo.

Abastecer o carro no frio – na teoria

Para começar, é importante entender que há realmente um ganho em combustível quando abastecemos em temperaturas mais baixas. Isso acontece porque o líquido na bomba de gasolina fica mais denso. Logo, o litro do combustível passa a ter mais massa. É justamente por esse motivo que correntes em grupos do WhatsApp recomendam abastecer os veículos pela manhã, quando a temperatura ainda está bem baixa.

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Segundo especialistas, há realmente uma economia, mas cabe a cada motorista avaliar se ela vale a pena ou não para o seu bolso. Caso você abasteça seu carro com 50 litros em uma temperatura de 15 °C durante a manhã, você, em teoria, receberia cerca de 600 ml de gasolina a mais do que se fizesse o abastecimento à tarde com uma temperatura de 25°C, por exemplo.

Como resultado, você acabaria pagando mais barato — ainda que pouco — pelo litro do combustível. Caso você rode bastante durante o mês, esse hábito pode acabar fazendo uma diferença legal no bolso.

Ainda assim, essa questão da densidade é diferente entre os tipos de combustível, variando bastante entre a própria gasolina e etanol, por exemplo. No caso do primeiro, ele acaba sendo mais sensível à variação de temperatura. Já o etanol, por ter um grau maior de pureza, não varia tanto.

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Mas, na realidade…

Entretanto, um fator que as pessoas acabam esquecendo de adicionar a esse cálculo é de que os tanques de abastecimento dos veículos possuem um isolamento térmico. Dessa forma, os motoristas podem acabar não sentindo tanto o impacto do abastecimento em temperaturas mais baixas.

Por essa razão, o grau de economia apresentado acima tende a ficar apenas na teoria, já que a variação da temperatura ambiente não será repassada ao combustível armazenado no posto.

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