A Torre Eiffel muda de tamanho todos os anos – Você sabia?

Descubra os motivos dessa alteração em sua estrutura!

Provavelmente você já ouviu falar da Torre Eiffel, um dos ícones mais significativos de Paris e da França. Esse monumento não é apenas histórico, mas também cheio de particularidades. Uma delas é a sua variação de tamanho ao longo do ano! Descubra a seguir como a Torre Eiffel muda de tamanho anualmente!

A Torre Eiffel

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel tinha originalmente 312 metros de altura. Ela manteve o título de estrutura mais alta do mundo por 42 anos, até ser superada pelo Empire State Building, que tem 381 metros.

Booking.com

LEIA MAIS: Ir ao lugar habitado mais remoto do mundo leva 18 dias – Conheça e saiba onde fica!

Desde então, a torre sofreu algumas atualizações, incluindo a instalação de antenas de rádio e TV em seu topo, elevando sua altura para 330 metros.

No entanto, essa medida não é constante e pode variar ao longo do ano, seja aumentando ou diminuindo alguns centímetros. Entenda o porquê a seguir.

Por que ela muda de tamanho?

O principal fator que faz com que a Torre Eiffel altere sua dimensão é a flutuação das temperaturas em Paris, que varia com a presença de neve, calor extremo, chuvas e ventos.

Para entender melhor, a torre é composta por uma treliça de ferro, e como ocorre com todos os metais, as mudanças de temperatura afetam sua estrutura.

LEIA TAMBÉM: Sonho? País europeu NÃO possui mosquitos em seu território – Entenda!

No verão, o ferro sofre uma dilatação, conhecida como expansão térmica, fazendo com que a torre ganhe alguns centímetros em sua altura.

Além disso, nos períodos mais ensolarados, a Torre Eiffel se inclina levemente. Isso ocorre porque o sol incide apenas em um dos lados, provocando uma curvatura de até 15 centímetros.

Da mesma forma, no inverno, o frio intenso faz com que o metal contraia, tornando a torre um pouco mais baixa.

Essas alterações são naturais e não afetam a majestosidade da Torre Eiffel. São imperceptíveis a olho nu e só podem ser confirmadas por meio de cálculos de engenharia.

Quer mais conteúdo como este? Então acesse o Google Notícias e clique em “Seguir” para ficar por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem diretamente no seu celular!

Você pode gostar também