Misturar bebidas alcoólicas potencializa a ressaca? Descubra a verdade!

Algumas pessoas acreditam que misturar bebidas alcoólicas consegue potencializar a ressaca. Descubra aqui se isso é verdade!

Após uma noite regada a álcool, você pode acordar com os clássicos sintomas de ressaca: desidratação, sensibilidade à luz, dor de cabeça e tontura.

Se você possui o costume de misturar bebidas alcoólicas, pode ser que em algum momento tenha sentido que esses sintomas foram potencializados. No entanto, será mesmo que a ressaca fica pior devido à mistura de tipos de bebidas?

Booking.com

O que acontece ao misturar bebidas alcoólicas

Há uma crença de que beber diferentes tipos de bebidas alcoólicas em uma só noite pode potencializar a ressaca do dia seguinte. No entanto, isso não é verdade. O corpo humano não faz distinção do que está sendo consumido, então, misturar cerveja, vodca, vinho, uísque e outras bebidas não é o problema causador dos efeitos colaterais da manhã seguinte.

O seu organismo não faz distinção

Todas as bebidas alcoólicas possuem álcool, ou seja, etanol, que é transformado em acetaldeído — um composto químico semelhante ao venenoso formaldeído. Esse aldeído se deposita em diversos órgãos do corpo e exerce uma ação tóxica, o que causa os sintomas clássicos de ressaca.

Pesquisas ultrapassadas

Porém, você deve se perguntar como essa informação tomou tanta força. A informação de que misturar bebidas têm influência na ressaca não é necessariamente falsa, porém, a causa é bem diferente do que a maioria das pessoas acredita.

Pesquisas dos anos 1970 indicavam que bebidas possuíam congêneres diferentes, ou seja, diferentes tipos de derivados do etanol, e poderiam causar ou potencializar ressacas. Porém, essas teorias já se mostraram insustentáveis.

E o que piora a ressaca?

O que realmente tem impacto no dia seguinte à bebedeira é a quantidade de álcool ingerida em função do tempo. O corpo humano possui capacidade de metabolizar cerca de 10 gramas de álcool por hora.

Considere um copo de 100 ml de uma bebida com 10% de teor alcoólico. Esse é o máximo que o seu corpo consegue metabolizar por hora. Porém, sabemos que há bebidas, como a cachaça, que possui cerca de 40% de teor alcoólico — e quase sempre pessoas não bebem apenas 100 ml.

Não culpe a variedade

Por isso, a culpa não está na diversidade de bebidas, mas, sim, na quantidade ingerida por hora ou, pelo menos, no alto teor alcoólico. Porém, se você está sofrendo as consequências de uma longa ressaca, mas não pretende deixar de provar bons drinks à sua disposição, lembre-se das dicas de ouro na redução de danos: alimente-se bem e se mantenha hidratado antes, durante e depois da bebedeira.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também