Para que a experiência seja cada vez melhor em uma viagem, é necessário conhecer os direitos e deveres envolvidos. Na verdade, essa parte é algo que as pessoas devem ter na ponta do lápis.
Não importa se é um viajante com muita experiência ou um novato nas aventuras pelo mundo, a grande questão é que entender essas diretrizes pode salvar sua viagem de imprevistos desagradáveis, os famosos perrengues.
LEIA MAIS: 5 tendências de viagem que estão saindo de cena – e 4 para aproveitar!
Neste artigo, você vai encontrar quais são os pontos que você precisa ter conhecimento. Além disso, vai saber como lidar com algumas questões que podem impedir a sua viagem. Confira!
Transporte aéreo
Bagagem extraviada: Apesar de ser mais comum do que se pensa, fique tranquilo, tem como resolver! Se a sua bagagem for perdida, a companhia aérea tem o dever de indenizá-lo, incluindo gastos emergenciais devido ao extravio. Para voos nacionais, o prazo é de 7 dias; para internacionais, 21 dias.
Atrasos e cancelamentos: Em caso de atrasos superiores a duas horas ou cancelamentos, a companhia deve oferecer alimentação, e, se necessário, hospedagem e transporte. Saiba que opções como reacomodação, crédito para voos futuros ou reembolso integral também são direitos do passageiro.
Transporte terrestre
Preparação do veículo: Antes de pegar a estrada, faça uma revisão mecânica no carro, verificando itens de segurança como pneus, freios e suspensão.
Condução responsável: Respeite os limites de velocidade, sinalização e nunca use o celular ao dirigir. O cinto de segurança é obrigatório e, claro, se beber, não dirija.
Turismo de natureza
Segurança primeiro: Viajar pela natureza é algo maravilhoso. Mas, antes disso, contrate empresas ou profissionais capacitados para atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Verifique se possuem as recomendações técnicas da ABNT.
Informações e seguros: Quando for contratar uma empresa de assessoria, analise se ela fornece todas as informações sobre o serviço, incluindo seguros facultativos e termos de responsabilidade da agência.
Viagem com pets
Transporte seguro: Se você vai viajar com cães e gatos, precisa contar com o auxílio de caixas de transporte ou cintos de segurança adequados para seu pet. Além disso, mantenha a vacinação em dia e tenha um comprovante à mão.
Informação é direito do consumidor
Clareza e transparência: Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente de que tem o direito de receber informações claras e completas sobre sua viagem, desde tarifas até regras e legislações aplicáveis.
LEIA MAIS: 5 destinos ‘escondidos’ para sua próxima viagem internacional
Dicas que você não pode esquecer
Documentação: Sempre mantenha seus documentos de viagem e provas de comunicação com as empresas. Em algum momento, você pode acabar precisando desses registros.
Conhecimento: Consulte as cartilhas do Ministério do Turismo para mais detalhes sobre seus direitos e deveres.