Usar a ‘função soneca’ ao acordar é bom ou ruim? Veja o que diz estudo!
Função soneca beneficia contra a sonolência matinal?
Muitos têm o hábito de adiar o alarme ao acordar, usando a função soneca, visando ganhar preciosos minutos a mais no conforto da cama. Recentemente, uma pesquisa indicou que este comportamento, na verdade, pode ser benéfico contra a típica sonolência matinal.
Características dos “sonequeiros”
Em estudo realizado e publicado no Journal of Sleep Research, pesquisadores analisaram os hábitos matinais de 1.732 adultos. A análise demonstrou que aproximadamente 69% deles ocasionalmente se utilizam da função soneca ou configuram múltiplos alarmes.
LEIA MAIS: O que é o ruído verde? Entenda seu poder para aliviar ansiedade e melhora o sono!
Uma tendência foi observada entre os que usam a soneca: geralmente são mais jovens e possuem um ritmo biológico que os direciona para dormir após a meia-noite. A média de tempo gasto nessa função? Aproximadamente 22 minutos, embora esse tempo varie significativamente.
Efeitos cognitivos da soneca
Outro ponto observado foi que indivíduos que frequentemente adiam o alarme têm uma duração de sono noturno mais curta e relatam maior sonolência ao acordar.
No entanto, uma descoberta no estudo chamou a atenção: dentre os que são “adeptos da soneca”, postergar o despertar por um período de 30 minutos demonstrou ter efeitos positivos, ou ao menos neutros, no desempenho de testes cognitivos realizados logo após acordar.
Isso quando comparados àqueles que acordam de imediato.
Impacto no sono profundo
A surpresa não para por aí. Mesmo custando em média 6 minutos de sono, o uso da soneca preveniu o despertar frequente durante o estágio do sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas.
Tina Sundelin, da Universidade de Estocolmo e uma das autoras do estudo, destaca que não há razão aparente para evitar sonecas matinais de aproximadamente 30 minutos. Elas podem até ser úteis para combater a sonolência ao acordar.
Além disso, o estudo não encontrou impactos significativos da função soneca em aspectos como níveis de hormônios relacionados ao estresse, qualidade do sono noturno ou humor, reforçando a ideia de que sonecas breves podem contribuir para um despertar mais revigorante.
LEIA MAIS: 8 maneiras simples de sentir-se mais contente
Se a opção de adiar o alarme é parte da rotina, as descobertas desse estudo trazem boas notícias. A função soneca pode não só ser uma aliada contra a sonolência matinal, como também contribuir para um início de dia mais produtivo para muitos.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!