“No Fly List”: Companhias aéreas planejam punir maus passageiros no Brasil – Entenda!
Os casos de punição vão acontecer para reduzir os episódios de indisciplinas. Confira!
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas – Abear, as companhias vinculadas ela registraram mais de 100 situações de indisciplina por parte dos passageiros nos primeiros 3 meses de 2023.
Essas situações indicam um aumento no comportamento agressivo dos passageiros, bem como ameaças aos profissionais das companhias, o que tem preocupado as empresas.
Portanto, estão sendo tomadas algumas medidas, especialmente no sentido de punir os passageiros que se comportarem de maneira inadequada durante o voo, antes ou depois dele.
Para entender melhor a situação, acompanhe as informações que apresentamos a seguir!
Como isso será feito?
Conforme mencionado, está se tornando cada vez mais evidente o aumento de casos de indisciplina por parte dos passageiros, o que levou a Abear a defender a adoção de certos mecanismos no setor aéreo do Brasil, como a lista de proibição de embarque.
A lista de proibição de embarque é utilizada em outros países e é mantida pelo FBI. Nessa lista, suspeitos e terroristas são identificados e impedidos de viajar nas aeronaves.
A Agência Nacional de Aviação Civil está estudando formas de implementar medidas semelhantes, em colaboração com a Abear, para reduzir a incidência de casos de indisciplina nos aeroportos do Brasil.
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Como essas medidas serão aplicadas na prática?
Com o objetivo de reduzir as ocorrências desagradáveis, algumas medidas já estão sendo implementadas. Por exemplo, os passageiros que agirem de forma agressiva poderão ser responsabilizados judicialmente por suas ações.
No entanto, isso não os impedirá de voar novamente. Procedimentos semelhantes aos utilizados em outros países, como a lista de proibição de embarque, poderão ser adotados daqui a alguns anos para coibir tais comportamentos.
Consequentemente, os passageiros incluídos nessa lista ou que tenham agido de forma agressiva anteriormente não poderão adquirir passagens aéreas junto àquela companhia, de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica.
Essa é uma forma de punir os passageiros com mau comportamento e pode ter duração de até 12 meses. Além disso, é possível que as informações sobre esses passageiros específicos sejam compartilhadas com outras companhias aéreas, para que decidam se permitem ou não a compra de passagens por parte deles.
Ainda não está definido o que seria considerado um ato gravíssimo que levaria à adoção dessas medidas, de acordo com a lei.
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Esses casos de indisciplina são comuns?
As companhias aéreas estão registrando um número cada vez maior de casos de indisciplina por parte dos passageiros. No último ano, foram registrados mais de 580 casos. Em 2021, ocorreram 434 casos nos aeroportos.
Esse número está em constante aumento, o que gera preocupação em relação às medidas que serão adotadas para prevenir esses incidentes.
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