Multas em SP: Veja como funcionam os carros “dedo-duro” – e o que fiscalizam!
Os carros da CET-SP são responsáveis por fazer a fiscalização, e caso haja irregularidade, o motorista pode pagar multa.
Se você mora na cidade de São Paulo, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os carros CET, não é mesmo? Esses carros chamam muita atenção dos motoristas, principalmente por serem adesivados.
Outro detalhe que tem despertado a curiosidade das pessoas são as câmeras que ficam no teto dos carros, fazendo com que muitos percebam que imagens são capturadas.
Muitos motoristas passaram a conhecer esses carros como “dedos-duros”, principalmente na Zona Azul. São veículos operados pela empresa Estapar, que também é responsável por gerenciar estacionamentos por toda a cidade.
Se você quer entender melhor como funciona essa fiscalização e obter mais detalhes sobre as multas aplicadas, acompanhe as informações a seguir!
LEIA MAIS: Scooter elétrica: Veja o prazo para regularizar e evitar multa e apreensão!
Por que essas multas são aplicadas?
Como mencionamos anteriormente, o carro da CET-SP funciona como um fiscal, responsável por observar se os veículos estão estacionados na vaga correta e se estão utilizando a Zona Azul.
Dessa forma, se um carro está estacionado em uma vaga e o cartão digital da Zona Azul está vencido ou não está sendo utilizado, a CET-SP captura esses dados e, consequentemente, aplica uma multa ao motorista.
Quando os motoristas estacionam irregularmente em vagas de Zona Azul, cometem uma infração grave, o que resulta no pagamento de uma multa no valor de R$195,23 e na perda de 5 pontos na carteira de habilitação.
Como esses carros realizam a fiscalização?
Os carros da CET-SP possuem câmeras instaladas no teto, e o sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) é utilizado para identificar os números e letras das placas. Esse sistema está conectado a um GPS.
Cada veículo possui 4 câmeras no teto, que abrangem todas as direções. Além disso, um agente da empresa está presente dentro do carro para fazer interpretações quando ocorrem desembarques ou embarques de passageiros, por exemplo.
Com os dados capturados, as informações são enviadas para uma central em tempo real, onde as placas são verificadas para saber se podem ser estacionadas naquele local e se possuem o cartão digital da Zona Azul. A validade do tempo de uso do cartão também é analisada com base nessas informações.
LEIA MAIS: Parece piada: Motorista coloca cachorro ao volante para evitar uma multa!
Esses carros realizam a fiscalização em toda a cidade de São Paulo?
Os carros da CET-SP realizam fiscalização apenas na Zona Azul. Embora essa tecnologia possa ser aplicada em outras partes da cidade, a empresa afirma que a fiscalização é feita exclusivamente nessa região.
Portanto, é importante sempre ficar atento à validade do cartão digital para evitar multas.
Observei alguns pequenos erros gramaticais e ortográficos e fiz ajustes para melhorar a clareza e a fluência da escrita. Espero que essa revisão atenda às suas necessidades! Se você tiver mais textos para revisar, por favor, envie-os. Estou aqui para ajudar!