4 hábitos “educados” e que na verdade podem ser bem incômodos
Conheça alguns costumes que antes eram considerados educados, mas que hoje em dia podem ser vistos como inadequados.
As mudanças nas regras de etiqueta ao longo da última década têm levantado questionamentos sobre o que realmente constitui um comportamento educado. A gentileza e a educação vão além de seguir regras estritas e estão mais relacionadas a ser amável, respeitoso e priorizar as pessoas. Por isso, alguns hábitos que parecem educados, na verdade, são incômodos.
Hábitos que não são tão educados quanto parecem
É importante refletir se nossas ações são genuinamente gentis e úteis, em vez de simplesmente focar na gentileza e educação em si. Nesse sentido, alguns hábitos que tradicionalmente eram considerados educados podem, na verdade, ser percebidos como inadequados nos dias de hoje.
Cumprimento físico
Um exemplo é o cumprimento físico, como beijos no rosto ou abraços. Essas formas de cumprimento podem invadir o espaço pessoal de alguém, especialmente em um contexto pós-pandemia. Assim, optar por um sorriso caloroso ou um aceno ao cumprimentar alguém pode ser uma alternativa mais adequada e respeitosa.
LEIA MAIS: 6 hábitos que tornam sua rotina mais equilibrada e saudável
Marcar pessoas nas redes sociais
Além disso, marcar pessoas em publicações nas redes sociais sem o consentimento delas pode ser considerado impolido. Cada pessoa possui níveis diferentes de conforto em relação à sua presença online e à privacidade. Portanto, é fundamental respeitar essa individualidade e pedir permissão antes de marcar alguém. Essa prática demonstra consideração e respeito pelas escolhas pessoais de cada um.
LEIA MAIS: Espionagem em celulares: confira o estudo que 41% dos brasileiros espionam celulares
Pedir muitas desculpas
Outro comportamento que pode ser incômodo é pedir desculpas excessivamente por coisas pequenas ou por situações além do nosso controle. Embora seja apropriado oferecer desculpas sinceras por erros reais, o constante e excessivo pedido de desculpas pode deixar as outras pessoas desconfortáveis.
Nesse sentido, é mais adequado focar em oferecer uma desculpa genuína, que esteja de acordo com a gravidade do ocorrido, e buscar transformar a situação em uma interação positiva.
LEIA MAIS: 5 hábitos diários para ficar mais esperto a cada dia
Chegar muito cedo nos locais
No contexto de encontros sociais, chegar muito cedo sem que os anfitriões tenham solicitado especificamente pode ser inconveniente. É considerado educado chegar na hora combinada ou, se preferir, esperar alguns minutos antes de aparecer. Por outro lado, é importante evitar chegar excessivamente atrasado, pois isso também pode causar desconforto e interromper a dinâmica do evento.