Vida na Terra ameaçada? 7 de 8 limites já foram ultrapassados, dizem cientistas!
Estabilidade da Terra e vida humana possuem relação de interdependência e mudanças no planeta podem gerar instabilidade.
Estudo recente, publicado pela revista Nature, faz um alerta importante para toda a comunidade internacional: a estabilidade do planeta está ameaçada, porque limites essenciais do globo terrestre foram ultrapassados.
O alerta dos cientistas chega em um momento no qual as nações buscam medidas para conter o aumento médio da temperatura global, com destaque especial para a proteção da Floresta Amazônica para a manutenção da vida terrestre.
Entenda o que dizem os cientistas
A Earth Commission, responsável pelo estudo, afirma que sete dos oito limites que garantem a estabilidade e resiliência do planeta foram ultrapassados. Os oito limites são os seguintes:
- Poluição do ar por aerossóis
- Clima
- Contaminação da água por fósforo e nitrogênio
- Abastecimento de água subterrânea
- Água doce da superfície
- Ecossistema natural preservado
- Ambiente natural modificado pelo homem
- Integridade do meio ambiente
Com exceção da poluição do ar, que ainda não se mostrava na zona de perigo global determinada pelos cientistas, todos os outros limites já foram ultrapassados.
É preciso lembrar que determinadas regiões do planeta possuem altos níveis de poluição do ar, com a presença de dióxido de enxofre e dióxido de carbono, e já são consideradas perigosas regionalmente, mas não atingem toda a população da Terra.
Nesse sentido, em virtude da grande relação entre meio ambiente e vida humana, mudanças drásticas no ecossistema da Terra afetam diretamente a vida no planeta, com impactos principalmente no abastecimento de água, moradia e alimentação.
Como os cientistas determinam os limites que ajudam a medir a vida no planeta Terra
Para determinar a zona de perigo global, os cientistas analisaram as características ambientais e a capacidade de proteção e regeneração do ecossistema.
No entanto, por se tratar de uma situação que coloca em risco a vida humana no presente e ameaça as gerações futuras, outros elementos também foram adicionados para analisar os limites terrestres.
Justiça, equidade entre jovens e velhos, defesa de grupos étnicos e de gênero fazem parte da análise, assim como o estudo do impacto das mudanças globais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Você pode consultar o artigo completo aqui.
Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir” no Google Notícias e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!