6 comportamentos “educados” que irritam muitas pessoas
Nem tudo é o que parece e, no lugar de ser educado, você pode ser visto como chato.
Regras de etiqueta são pequenos hábitos diários para tornar a vida em sociedade mais fácil, organizada e educada. É por essa razão que especialistas em etiqueta indicam mastigar de boca fechada e evitar interromper os outros antes de falar.
No entanto, há certos comportamentos que parecem educados, mas, na verdade, irritam muitas pessoas, porque, no fundo, muitos não gostam deles. Saiba quais são os principais.
Hábitos “educados” que muita gente não gosta, na verdade
Vários beijos e abraços na hora de cumprimentar
Em determinadas culturas, há um distanciamento natural entre as pessoas, inclusive em diferentes regiões do Brasil. Portanto, dar dois beijos na bochecha ou abraçar pode parecer invasivo para os outros, que não gostam desses hábitos e preferem apertos de mão.
LEIA MAIS: 4 hábitos essenciais para se manter jovem e saudável
Dizer “sim” e depois voltar atrás
Dizer “sim” e aceitar todas as propostas dos outros pode parecer educado a princípio, ainda mais quando alguém sente dificuldade em dizer “não”.
No entanto, além de causar possíveis mágoas e ressentimentos, dizer “sim” e depois voltar atrás não é educado e pode manchar sua imagem.
Se desculpar por tudo
Além de demonstrar insegurança e possível baixa autoestima, o hábito de pedir desculpas por qualquer coisa pode fazer com que os outros enxerguem suas palavras como algo sem valor.
O motivo? Desculpar-se por tudo, na verdade, pode significar falta de reflexão sobre algo, e é possível questionarem se a desculpa é verdadeira ou não.
Perguntar demais sobre os outros
A princípio, não há nenhum problema em conversar com amigos e fazer perguntas. Essa é uma prática, inclusive, muito saudável. Porém, determinadas perguntas podem ser consideradas invasivas, em especial quando não há intimidade entre as duas partes.
LEIA MAIS: 10 atitudes em relacionamentos que você precisa eliminar agora mesmo!
Dar opinião quando alguém está dirigindo
Você pode até conhecer todos os caminhos da cidade e é muito interessante saber tudo isso. No entanto, falar para o motorista sem ser solicitado, além de ser um hábito chato, também atrapalha na direção.
Falar muito sobre sua vida pessoal e dar opiniões não solicitadas
Não é preciso ser grosso ou dar respostas curtas, mas falar com todos os detalhes sobre sua vida e problemas pode ser recebido pelo outro lado como desabafos demais.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.