Inovação em teste! Semáforo “pega no pé” dos motoristas apressados – e parece funcionar!

Saiba mais sobre essa iniciativa no Canadá e seu potencial para aumentar a segurança nas ruas.

Você já ouviu falar do semáforo inteligente que só dá sinal verde para os motoristas que estão andando na linha? É exatamente isso que está acontecendo em uma cidade no Canadá, onde eles decidiram inovar para controlar a velocidade dos carros em áreas escolares.

Entenda o caso

Na cidade de Brossard, pertinho de Montreal, resolveram instalar um tipo diferente de semáforo. A ideia é fazer com que os motoristas respeitem o limite de velocidade de 30 km/h. O tal do semáforo fica vermelho por padrão, e só fica verde quando o radar de velocidade percebe que um carro está se aproximando dentro da velocidade permitida.

A sacada é simples: os carros que estão correndo demais acabam perdendo tempo parando no sinal vermelho, que só abre quando o veículo para completamente. Desde que essa ideia foi colocada em prática, a velocidade média dos carros na área da escola caiu de 40 km/h para 29 km/h.

Maior eficiência

A prefeita de Brossard, Doreen Assadd, acredita que esse sistema do semáforo é mais eficiente para reduzir a velocidade do que as multas aplicadas pelos radares automáticos. As multas funcionam só depois que o motorista já cometeu a infração, não é?

Já o semáforo inovador recompensa o comportamento certo na hora, sem guardar nenhuma informação privada. Ele só detecta o carro se aproximando e mede a velocidade. É um jeito de incentivar em vez de punir.

LEIA MAIS: É permitido avançar o sinal vermelho de madrugada? Veja o que diz o CTB!

Ainda em teste

Ainda falta um tempinho para terminar o teste desse semáforo, mas os resultados até agora estão animadores. Se tudo der certo, a gente pode ver mais semáforos assim por outras áreas de Quebec.

É importante destacar que esse modelo de semáforo está em uma rua de mão dupla numa área mais afastada. Ele não controla o fluxo do trânsito, só ajuda a regular a velocidade.

Com essa nova abordagem no Canadá, se espera que a conscientização e a recompensa incentivem os motoristas a respeitarem os limites de velocidade nas áreas escolares, garantindo mais segurança para todo mundo.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também