Cerveja mais popular do mundo surgiu por acidente – Você sabia?
Até hoje não se sabe a origem real da S. pastorianus, levedura da Lager
A cerveja é uma das verdadeiras paixões dos brasileiros. Porém, você sabia que a Lager, a cerveja mais popular do mundo, é resultado de um acidente de fabricação? Além disso, ela teria surgido há 400 anos atrás.
É o que diz um estudo recente realizado pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. A pesquisa foi publicada na revista FEMS Yeast Research.
Como surgiu Lager
De acordo com as evidências, as bebidas fermentadas surgiram cerca de 7.000 anos atrás, na China.
No entanto, o grande desenvolvimento aconteceu na Europa, a partir da utilização da levedura Saccharomyces cerevisiae – a mesma utilizada para cervejas, vinhos e pães.
No entanto, a Lager despertou muito interesse em relação à sua fabricação. Afinal, é utilizada uma levedura diferente, a Saccharomyces pastorianus.
A identidade de sua origem foi um mistério até 2011, quando descobriu-se que ela é proveniente da levedura Saccharomyces eubayanus, descoberta na Argentina.
LEIA MAIS: Cuidado com esses 4 deslizes que podem arruinar a sua cerveja!
Maximiliano, o Grande
De acordo com pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, a levedura utilizada para a cerveja gelada surgiu na corte do imperador Maximiliano, o Grande, em Munique.
No estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão por meio de uma combinação de documentos históricos, dados evolutivos e informações genéticas.
A partir disso, foi possível traçar as origens da bebida até a cervejaria do duque da Baviera, em 1602.
Dessa maneira, a levedura Saccharomyces pastorianus teria surgido do resultado de um encontro acidental, resultante da união de duas cepas diferentes de levedura. A híbrida é conhecida por sua taxa de fermentação mais lenta em temperaturas mais baixas, como aquelas encontradas em porões e cavernas.
LEIA TAMBÉM: Cerveja no café da manhã? Veja os países em que isso é tradição!
Acasalamento das cepas
De acordo com os pesquisadores, tudo começou com a Saccharomyces cerevisiae, a única cepa que fermentava de forma mais rápida e em temperaturas mais quentes. Ela era usada para fermentar todas as cervejas e foi utilizada por milhares de anos.
Dessa forma, na corte do imperador Maximiliano, o Grande, ocorreu o cruzamento entre a Saccharomyces cerevisiae, uma levedura ale de alta fermentação e que fermenta mais com calor, juntamente com a Saccharomyces eubayanus, mais tolerante ao frio.
O resultado desse acasalamento foi a Saccharomyces pastorianus, uma levedura responsável pela cerveja lager de baixa fermentação.
Tudo teria acontecido por volta do século XVII, em uma cervejaria de trigo localizada em Schwarzach, uma pequena cidade no sul da Alemanha.
Foi lá onde a S. cerevisiae acabou contaminando um lote de cerveja que já tinha sido produzida pela variante S. eubayanus, considerada mais selvagem.
Sucesso de fabricação
Hoje em dia, a cerveja do estilo lager é considerada um dos maiores sucessos do mundo. Hoje em dia, esse tipo de cerveja representa 90% da bebida consumida no planeta.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!