O fim dos carros a gasolina e diesel na Europa? Estes países estão resistindo à nova lei!

Pela lei aprovada, a partir de 2035, não será permitida a venda de nenhum veículo movido a combustível fóssil.

O Parlamento Europeu aprovou uma nova lei estabelecendo que, a partir de 2035, haverá a proibição de carros a gasolina e diesel. A iniciativa visa combater as mudanças climáticas em seu território e acelerar a expansão dos veículos elétricos.

Os automóveis, atualmente, representam cerca de 15% da emissão de CO2 na UE. Por esse motivo, a legislação exige que as montadoras reduzam a emissão do gás nos novos carros de maneira definitiva.

A tentativa de reduzir em 100% a produção excessiva de emissões de carbono através dos carros é, na realidade, uma forma de banir a produção e venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035. A aprovação da lei pelo Parlamento Europeu é um passo importante para a sua oficialização.

Apesar das boas intenções, alguns países estão apresentando relutância quanto às mudanças para os próximos anos. Conheça-os a seguir através desta matéria.

Os 3 países que estão resistindo à lei contra os carros a gasolina e a diesel

Itália

Como berço das grandes marcas automotivas, como Fiat, Alfa Romeo e Ferrari, a Itália tem resistido às mudanças sutilmente sugeridas pela legislação. Possuindo cerca de mais de 200 mil pessoas empregadas em suas indústrias, a economia do país acaba girando em torno dos veículos com motores de combustão.

Por este motivo, a nova lei soa como um “suicídio” econômico para boa parte da União Europeia, já que a iniciativa poderia beneficiar grandes países como a China, por exemplo. Assim, a Itália se posicionará contra a proposta e exporá que existem outras maneiras de alcançar as emissões zero de carbono.

LEIA MAIS:

Alemanha

A Alemanha também é um lar de grandes montadoras de automóveis de gasolina e diesel, a saber, a Volkswagen e a BMW. Por isso, o país solicitou a permissão do uso de combustíveis neutros depois de 2035, ao invés da proibição dos seus carros. Uma das propostas que defendem a sua oposição à lei de proibição dos carros movidos a combustível fóssil é o uso de combustíveis elétricos que, em tese, são feitos com um material que captura as emissões de CO2 e já estão sendo desenvolvidos no país.

França

Ademais, outro país que entrou na luta contra esta proibição foi a França. Semelhantemente aos países anteriores, o país acredita que isso trará uma decadência para sua economia – e para todos os países da UE de igual modo.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também