Por que os cachorros correm freneticamente do nada? Conheça os Zoomies!
Chamamos de zoomies nos cachorros aqueles momentos de euforia intensa nos quais saem em disparada sem nenhuma razão aparente
O cãozinho está brincando, e de repente, começa a correr freneticamente pelo quintaL (ou dentro de casa), com as costas arqueadas. Isso é o que chamamos de zoomies nos cachorros: momentos de euforia intensa que, inicialmente, parecem inofensivos. Mas, podem indicar uma síndrome de hiperatividade.
O que são Zoomies nos cachorros?
A princípio, o termo “zoomie” é desconhecido para muita gente. Mas, o comportamento que o descreve, não. Como exemplificamos acima, são aqueles momentos em que o animal, de repente, começa a correr freneticamente pela sala ou quintal.
Mas, não é uma corridinha qualquer; pelo contrário! Quem conhece seu cão percebe que a boca fica aberta, a língua pendurada, como se estivesse sorrindo, além dos olhos que ficam arregalados.
LEIA MAIS: 4 benefícios de ter um cachorro em casa segundo a Ciência
Finalmente, se deita no chão, como se nada tivesse acontecido. Esse padrão de comportamento é classificado como “Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória”. Outros animais, por exemplo, gatos, coelhos e mesmo os selvagens, também demonstram o zoomie.
Certo, mas o que esse comportamento significa? A princípio, parece mesmo uma simples corrida em alta velocidade, aparentemente sem sentido. Entretanto, como inquietação e movimentos aleatórios são sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), há quem tema que o animal esteja sofrendo do equivalente canino da condição.
No entanto, esse ataque ocasional de zoomies nos cachorros não é sinal de transtorno mental. Ao que tudo indica, essas situações de euforia são semelhantes ao observado em crianças pequenas, especialmente entre 2 e 5 anos.
Nelas, a atividade é geralmente associada a eventos positivos, como ir passear ou ganhar um sorvete. Por outro lado, qualquer estímulo negativo resulta em um comportamento de recolhimento. A comparação faz sentido, uma vez que a mente de cão funciona de forma semelhante ao de um bebê com até três anos.
Ou seja, o zoomie nada mais é do que uma expressão intensa e animada da felicidade.
LEIA TAMBÉM: 5 comportamentos bizarros dos cachorros – e o que eles realmente significam
Por que os cachorros têm zoomie?
Se o zoomie nos cachorros é a expressão da alegria, consequentemente, pode pensar que ele acontece quando o animal está feliz, certo? Porém, há outras causas para o comportamento, a saber:
- quando o tutor ou tutora solta o cão após ele ficar preso por algum tempo
- situações de estresse e confusão
- sequência de uma sessão de treinamento de habilidades
Mas, e aí, o que fazer durante o zoomie? Nada! Inicialmente, esses ataques de euforia não duram mais que dois minutos e não são prejudiciais. E, como são mais frequentes em cães mais jovens, raramente verá seu animal maduro ou idoso correndo feito maluquinho pela casa (então, não se preocupe com possíveis faltas de ar, por exemplo).
Em suma, os zoomies nos cachorros são aqueles momentos intensos de euforia, nos quais eles saem correndo pela casa ou quintal. Faz mal? Não, nem indicam algum tipo de transtorno mental! Apenas se atente para não deixar objetos ou móveis pelo caminho, evitando que eles colidam. No mais, deixe que o bichinho se divirta!
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!