Qual a pimenta mais picante do mundo? Saiba o que acontece com quem a ingere!
Estas pimentas possuem elevado grau de picância.
O Guinness World Records publicou, em sua última edição, o nome da pimenta mais picante do mundo, chamada Carolina Reaper. Ela atingiu o recorde de 2,2 milhões de Scoville Heat Units, escala usada para medir o quão picante é uma pimenta. Para se ter uma ideia, o valor médio costuma ser de 1,6 milhão SHU.
Além disso, junto a ela, outras 4 pimentas são assustadoramente picantes. Assim, a seguir, confira quais são as pimentas mais picantes do mundo, como medi-las e se humanos podem consumi-las:
As 5 pimentas mais picantes do mundo
Como mencionado, o ranking selecionou cinco tipos de pimenta. No entanto, estima-se que existam mais de 50.000 tipos de pimenta em todo o mundo, e elas são derivadas de domesticação e cruzamentos entre diversas espécies há mais de 6.000 anos, especialmente no Peru e no México. Essas pimentas são divididas em 5 categorias:
- Capsicum annuum;
- Capsicum chinense;
- Capsicum frutescens;
- Capsicum baccatum;
- Capsicum pubescens.
LEIA MAIS: Comida “japonesa” que não é consumida no Japão? Conheça quais são elas!
Agora, saiba mais sobre as pimentas eleitas:
A Carolina Reaper (“ceifadora da Carolina”)
De acordo com testes realizados em 2017 pela Winthrop University, faculdade localizada na Carolina do Sul, EUA, a pimenta-malagueta mais forte é a Carolina Reaper da Smokin Ed, cultivada por Ed Currie, da PuckerButt Pepper Company (EUA). Isso porque ela alcança uma média de 1.641.183 Scoville Heat Units (SHU)*.
Como o nome sugere, ela surgiu na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a partir do cruzamento entre as espécies Habanero e Naga Bhut Jolokia. Ela é uma variedade da Capsicum chinense e já hospitalizou algumas pessoas que a consumiram.
Por exemplo, em 2018, um homem de 34 anos precisou ir até a emergência com fortes crises de enxaqueca poucos dias após comer a pimenta. Ao realizar exames no cérebro, contataram-se retrações em artérias que só voltaram ao tamanho normal cerca de 5 semanas depois.
Em 2020, um adolescente de 15 anos comeu a pimenta e teve um derrame cerebral agudo dois dias depois do consumo. Ele havia ido ao hospital por fortes dores de cabeça.
LEIA TAMBÉM: 5 maneiras de reduzir o sal na sua dieta – e manter sua saúde
E quais são as outras pimentas mais picantes?
- Trinidad Moruga Scorpion;
- 7 Pot Douglah;
- 7 Pot Primo;
- Trinidad Scorpion Butch T.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!
(*) A Scoville Heat Units, ou escala Scoville, é uma forma de mensurar a picância ou o “calor” das pimentas e outras substâncias, que considera a concentração de capsaicinoides, sendo a capsaicina o componente predominante. Assim, quanto maior a classificação Scoville, mais ardida é a pimenta.