Por que o seu volante está tremendo? Confira 5 razões possíveis!

É necessário estar atento aos sinais que o seu carro te dá. Entenda-os a partir desse artigo.

Não deixe a revisão do seu carro de lado. Isso porque, apesar dos custos, a manutenção é necessária para manter a saúde do seu veículo e evitar diversos problemas, inclusive o tremor no volante. Aliás, nestes casos, é primordial descobrir por que o seu volante está tremendo, para resolver o problema objetivamente. Assim, nessa matéria, listamos 5 motivos pelos quais o seu volante pode estar trêmulo. Acompanhe mais detalhes a seguir.

5 motivos para o volante do seu carro estar tremendo

Desalinhamento

Essa, provavelmente, é a causa mais direta do seu volante estar trêmulo. Isso significa que os pneus do carro não estão indo para a mesma direção, o que facilmente pode gerar um acidente, como uma batida no meio-fio ou queda em algum buraco.

LEIA MAIS: Como evitar o sono no volante durante viagens longas: 5 dicas de ouro!

Rodas desbalanceadas

Se o peso das rodas do seu veículo não for distribuído de maneira proporcional, o seu volante pode oscilar. Assim, caso esse problema não seja resolvido, outras peças do carro podem ser danificadas, como os amortecedores e os suportes de suspensão.

Problemas no freio

Os freios também podem ser responsáveis pela vibração do seu volante. Caso as pastilhas de freio estejam desgastadas, estas podem começar a danificar os rotores de freio, gerando tremor no volante sempre que o freio for pressionado. 

Sistema de suspensão desalinhado

Essa é mais uma das causas em potencial para o tremor na direção. Quando essas peças estão soltas, isto é, quando há problemas com buchas, tirantes e ferramentas de montagem, seu carro apresentará esse problema. 

LEIA TAMBÉM: 7 dicas fundamentais para dirigir na chuva – sem riscos!

Rolamentos

Quando estão ruins ou não são lubrificados de maneira correta, os rolamentos, que permitem os giros suaves nas rodas do veículo, podem gerar instabilidade na direção. 

O que fazer para solucionar o problema?

Avalie a origem do problema, dê atenção aos sinais que seu veículo transmite e não mexa desorientadamente nas peças do carro. Caso identifique o tremor no volante, busque uma oficina de sua confiança e realize a revisão e a manutenção necessárias em seu automóvel.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também