Veja como secar um celular molhado da maneira correta – e sem invenções!
Se você derrubou seu celular na água, não precisa se desesperar!
Não importa se você tem seguro ou não, molhar o celular pode deixar qualquer um muito preocupado. Muitas vezes, pode até parecer que isso dará em perda total, mas eles podem ser salvos em boa parte dos casos. Para isso, você só precisa conhecer as melhores maneiras para recuperá-los. Quer saber quais são elas? Então, veja a seguir como secar o celular molhado.
Invista em gel de sílica
Muito melhor do que mergulhar o aparelho em arroz, o gel de sílica pode ser muito útil nessas situações. Isso porque essas bolinhas, geralmente vendidas em pacotes, são excelentes para absorver a umidade em qualquer objeto ou ambiente. Caso não tenha alguns pacotinhos sobrando em sua casa, pode encontrá-los facilmente na internet em sites como Mercado Livre e Amazon. Quando estiver com eles em mãos, siga esses passos:
- Remova o telefone da água e desligue-o imediatamente;
- Seque a parte externa com uma toalha;
- Coloque o smartphone em um recipiente grande, como uma vasilha;
- Encha o recipiente com as esferas de gel de sílica e tampe-o;
- Após 72 horas, remova o celular e tente ligá-lo novamente.
Caso não consiga providenciar as bolinhas de sílica, pode colocá-lo no arroz. É só seguir os mesmos passos acima e torcer para que seu celular volte ao normal. Se preferir, também pode levá-lo para um especialista e pagar por um conserto.
LEIA TAMBÉM: Bicicleta elétrica pode molhar? Descubra o que acontece se fizer isso!
O que as fabricantes de smartphones recomendam
Algumas fabricantes de smartphones, como a Apple e a Samsung, recomendam que o aparelho seja removido da água e limpo com um pano macio. No caso dos iPhones, eles devem ser colocados com a porta lightning (entrada do carregador da bateria) apontada para baixo e receber pequenas batidas. Depois, é só deixá-los em uma área seca e arejada por pelo menos cinco horas. Inclusive, você pode deixar um ventilador apontado para a entrada de carregamento.
Gostou deste artigo? Então, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem para ter acesso a muitos outros temas interessantes!