7 fatos interessantes sobre o Catar, a sede da Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo de 2022 irá ocorrer no Catar. Confira aqui algumas curiosidades acerca desse país!

De fato, desde sua história até a formação de sua geografia e população multicultural, o Catar é um dos países mais fascinantes do mundo. Como 2022 é o ano da Copa do Mundo no Catar, separamos alguns fatos acerca desse país que receberá muitos turistas nesse ano.

Confira aqui 7 fatos interessantes sobre o Catar

85% da população não nasceu no Catar

O Catar é conhecido por ser um país extremamente atraente para expatriados. Isso porque essas pessoas enxergam nele uma chance de aproveitar bons climas, estilo de vida descontraído e salários livres de impostos. Nesse sentido, o Catar é tão atrativo que, atualmente, mais de dois milhões de expatriados vivem no país. Assim, isso indica que os cataris, os cidadãos locais, estão em minoria, algo em torno de 15% da população total, conforme aponta o Visit Catar.

LEIA MAIS: Como é definido o limite do cartão de crédito? Saiba como funciona!

O Catar tem um litoral de 563 quilômetros

Sabe-se que o Catar é uma península, o que indica que é cercado de água na maior parte do seu território, dando-lhe um litoral extenso com comprimento de 563 km.

O Catar é o segundo país mais plano do mundo

Seja por uma foto ou visita presencial, você pode perceber que o Catar é bem plano. Na realidade, o Catar é o segundo país mais plano do mundo, com seu ponto mais alto sendo de somente 338 pés. Em suma, somente as Maldivas são mais planas, com o seu ponto mais alto de 6 pés. Para os corredores e os ciclistas, essa é uma ótima notícia.

O Catar está 2 metros mais alto do que era há 400 anos

Mesmo que possa não parecer tanto, nos últimos quatro séculos o Catar vem subindo lentamente, devido à elevação geológica por conta das placas tectônicas.

Doha tem a mais longa ciclovia contínua do mundo

A pista olímpica de ciclismo em Doha conseguiu entrar para o Livro dos Recordes. Isso porque ela é a mais longa ciclovia contínua do mundo, possuindo 33 quilômetros de comprimento. Criada por Ashghal, a autoridade responsável pelas obras públicas do Catar, a pista foi concluída em 2020. Ela percorre 18 viadutos para garantir o movimento contínuo e ininterrupto.

O Catar é o segundo país mais seguro do mundo

Existem muitos fatores que atribuem ao Catar um local de destaque, desde seus museus incríveis e galerias de arte até as fantásticas praias e parques. No entanto, uma das principais razões pelas quais as pessoas acabam optando por mudar-se para o Catar é o fato de que o país está entre os mais seguros do mundo.

Nesse sentido, conforme o último levantamento acerca do índice de criminalidade de Numbeo, o Catar ocupou a segunda colocação entre as menores taxas de criminalidade, com 14,03 pontos em 100, logo atrás de Abu Dhabi, com 11,72. Além disso, esta não é a única vez que o Catar está entre esses destinos, visto que já recebeu o título de local mais seguro nos anos de 2017 e 2019.

LEIA TAMBÉM: 5 privilégios que só passageiros da primeira classe conhecem

O Catar é um dos países mais ricos do mundo

Segundo dados do Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Catar é de impressionantes US$ 61.276. Esse valor coloca o país à frente de nações como a Finlândia e Alemanha. Por fim, vale mencionar que a riqueza do Catar é oriunda da exploração do petróleo e do gás natural, representando cerca de 60% do PIB do país.

Gostou deste artigo? Então, confira outros assuntos interessantes navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também