Café pode mesmo nos deixar sóbrios? Saiba se é realmente verdade!
Descubra se isso é mito ou verdade.
Sair para beber é sempre divertido, mas a sensação de estar bêbado pode não ser tão legal para muitas pessoas. Além disso, muitas emergências podem exigir que o efeito do álcool seja cortado em pouco tempo. Nesses casos, é muito comum ingerir bastante água para cortar o efeito da bebida e até mesmo café. Mas será que este é realmente eficiente? Confira agora se café pode deixar alguém sóbrio ou se isso é apenas um mito.
O efeito da cafeína após a bebedeira
Para deixar claro: o café não tem o efeito de deixar ninguém sóbrio. Inclusive, muitas pessoas acreditam que isso seja verdade justamente por eles serem opostos, já que o café é um estimulante e o álcool, um depressor. Porém, quando estamos alcoolizados, a cafeína nos deixa mais ansiosos e nos mantêm mais acordados, mas ainda mantêm os níveis de álcool em nosso organismo.
LEIA MAIS: Como ficar sóbrio rápido? Veja 4 mitos em que você já acreditou!
Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, ela não acelera a forma como nosso corpo metaboliza o álcool. Desse modo, como nos sentimos um pouco mais alerta do que o normal, a sensação, por ser bem diferente daquela quando estamos bêbados, passa a impressão de que estamos menos intoxicados. Porém, além de não cortar o efeito, misturar essas bebidas pode ser até mesmo perigoso.
O perigo de achar que o café cura a bebedeira
Por conta da sensação de alerta e da euforia estarem maiores, podemos ficar tentados a beber ainda mais, o que pode causar até mesmo um coma alcoólico em alguns casos. Além disso, muitas pessoas utilizam essa técnica para voltar a dirigir, mas acabam apresentando bastante perigo para elas mesmas e outras pessoas no trânsito. No final, a melhor forma de ficar sóbrio mais rápido é tomar algumas medidas preventivas.
LEIA TAMBÉM: Você sabe qual o café mais caro – e estranho – do mundo?
Alimentar-se bem e beber bastante água, por exemplo, são fundamentais para mitigar os efeitos do álcool em nosso corpo.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!