Cachorro na janela do carro pode gerar multa – Saiba o valor!

Hábito comum pode trazer riscos para o animal

Todo mundo que costuma dirigir com o cachorro na janela sabe o quanto esses bichinhos amam o vento batendo em seus rostos. Entretanto, esse hábito comum nas ruas brasileiras pode gerar multas, visto que conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) essa é uma infração média.

Além disso, pode acabar colocando a vida do seu pet e de outras pessoas em perigo. Saiba mais abaixo.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro sobre cachorro na janela?

Para começar, o artigo 235 diz que o transporte de animais soltos na parte externa de qualquer veículo é uma infração grave e o motorista pode pagar uma multa no valor de R$ 195,23 e ter cinco pontos adicionados à habilitação. Isso porque o transporte inadequado de animais pode distraí-lo, provocar acidentes e comprometer a integridade de todos no trânsito, até mesmo dos animais.

LEIA MAIS: Farol alto dá multa? Entenda quando isso pode te custar caro!

Quando o assunto é a cabeça do lado de fora da janela, apesar de muito comum, isso não é nada seguro. Conforme o artigo 252 do CTB, é infração média, com multa de R$ 88,38: transportar pessoas, animais ou volume à sua esquerda, ou entre os braços e pernas do condutor.

Além disso, os animais podem ser atingidos por objetos, como o retrovisor de uma moto ou um galho. Ademais, segundo veterinários, o vento pode trazer ciscos que podem causar problemas oculares nos cachorros.

Segundo a legislação, quaisquer animais, sejam gatos ou cachorros, devem utilizar caixas de transportes, cadeirinhas específicas ou coleira com cinto. Dessa forma, em caso de acidente, é possível evitar que eles sejam arremessados para fora do veículo ou contra os bancos dianteiros.

LEIA TAMBÉM: 3 acessórios de carro que dão multas – É melhor ficar longe deles!

Entretanto, é importante entender que essas ferramentas devem ser presas no peitoral, pois colocá-las no pescoço podem causar estrangulamento. Se preferir, também pode investir em uma grade de segurança entre os bancos traseiro e dianteiro. Assim, poderá evitar interação entre o animal e o motorista.

Logo, ao transportá-lo corretamente, garantirá mais segurança para o seu bichinho de estimação e conforto durante as viagens.

Quer encontrar mais conteúdos como esse? É só ficar de olho no site Rotas de Viagem!

Você pode gostar também