Não justifiquei meu voto, e agora? Veja as sanções e saiba como regularizar!

Veja o passo a passo para regularizar a sua situação

O período eleitoral traz muitas questões e perguntas sobre o funcionamento do TSE e como ele pode atuar na vida dos cidadãos. Como o voto é um ato obrigatório dos brasileiros, é normal se perguntar o que aconteceria se você não votasse nem justificasse a ausência. Quer saber como regularizar essa situação e como ela pode afetar a sua vida? Leia este texto até o final e tire suas dúvidas se você não justificou seu voto.

O que acontece se você não justificar o voto?

Você sabia que se opor ao voto pode prejudicar diversos aspectos da sua vida? Além de não participar de decisões políticas de onde você vive, essa atitude também dificulta e até proíbe as seguintes ações:

  • emitir passaporte ou carteira de identidade
  • matricular em uma instituição de ensino pública, como colégio ou Universidade Federal
  • prestar concursos públicos
  • praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda
  • obter empréstimo nas Caixas Econômicas Federais e Estaduais

LEIA MAIS:

Como regularizar a sua situação?

Depois das eleições, o TSE começa a convocar as pessoas que se ausentaram durante a votação, para que elas justifiquem a falta. Você pode fazer a justificativa de quatros formas:

A partir dessas ferramentas, você explica o motivo de não ter comparecido ao seu local de voto e espera o TSE avaliar. Se o juiz não aceitar a sua justificativa, ou se você perder o prazo de justificativa, será entregue uma taxa para você pagar.

E se você não pagar a taxa?

Bom, se você também não pagar a taxa, os direitos citados acima e mais alguns outros serão temporariamente bloqueados. Nesse caso, o eleitor precisará se dirigir a Justiça Eleitoral e pagar uma multa para reaver seus direitos.

Achou essas dicas do que fazer se você não justificou seu voto? Confira outros artigos como esse aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também