É verdade que os canhotos são mais inteligentes? Descubra!

Apesar de representar cerca de 10% da população mundial, muitos canhotos atuam em grandes cargos de diversos países

Atualmente, os canhotos representam cerca de 10% de toda a população mundial. No entanto, muitos dos principais impulsionadores e figuras públicas são canhotos. Como é o caso de alguns dos últimos presidentes americanos: Barack Obama, George W Bush e Bill Clinton.

Além disso, existem diversos outros nomes que abalaram o mundo e tinham a mão esquerda dominantes, tais como: Leonardo da Vinci, David Bowie, Michelangelo, James Baldwin, Bill Gates, Oprah Winfrey, Steve Jobs e Nikola Tesla.

Com isso, algumas pessoas podem se perguntar: então os canhotos são mais inteligentes? E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Sendo assim, continue lendo esse texto até o final para descobrir!

Então, os canhotos são mais inteligentes?

Para analisar melhor essa questão, alguns pesquisadores decidiram investigar, na Itália, as diferenças no desempenho matemático de 2.314 alunos com idades entre 6 e 17 anos. Eles foram divididos em dois grupos: canhotos e destros.

Como resultado, nenhum dos alunos demonstrou dificuldade em resolver os problemas matemáticos mais fáceis. Por outro lado, os alunos canhotos demonstraram uma maior habilidade para desenvolver os problemas mais difíceis, como associar uma função matemática a um conjunto de dados.

LEIA MAIS:

Mas qual é a relação entre a mão dominante esquerda de uma pessoa e a sua habilidade matemática? A verdade é que os canhotos estão associados a diversas diferenças bem surpreendentes na arquitetura do cérebro há muito tempo.

De acordo com uma meta-análise de 43 estudos realizada em 1995 pela Revista Psychobiology, foi determinado que os canhotos têm um corpo caloso – feixe de fibras nervosas responsável por conectar os dois hemisférios do cérebro – significativamente maior do que os destros.

No entanto, alguns outros estudos têm mostrado que os destros apresentam uma ligeira vantagem intelectual sobre os canhotos. Esse é o caso do estudo de 2017 divulgado na Revista Neuroscience and Behavioral Reviews, que revisou 18 outros estudos com dados de mais de 20.400 pessoas.

Conforme os dados da pesquisa, os destros estudados possuíam QIs mais altos do que os canhotos, em média.

Entretanto, não há uma resposta definitiva para o questionamento se pessoas canhotas são mais inteligentes ou não.

A história dos canhotos

Nem sempre os canhotos foram vistos de forma positiva. Isso porque, em 1963, foi divulgado um panfleto escrito: “A Prevenção e Correção do Canhoto em Crianças”.

Na época, o autor J. W. Conway descreveu os canhotos como tendo uma doença tão problemática e séria, quer seria até mesmo comparada ao raquitismo e a pneumonia.

Contudo, apesar de ainda existirem resquícios desse preconceito até hoje, os canhotos têm tomado cada vez mais espaço em nossa sociedade. As diferentes mãos dominantes nas pessoas passou a ser algo corriqueiro e que não chama atenção.

Gostou deste artigo? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também