90 segundos para o fim? Relógio do Juízo Final chega próximo à meia-noite; entenda!
Essa contagem já funciona há 76 anos e tenta marcar a proximidade de um apocalipse. Saiba mais detalhes!
Mesmo que o Relógio do Juízo Final seja apenas uma metáfora, a ideia de aproximar os ponteiros do relógio para meia-noite traz os reflexos dos riscos no mundo real. Também conhecido como “Doomsday Clock”, esse relógio está funcionando há 76 anos e o seu tempo marcado varia (para mais ou para menos) de acordo com os acontecimentos e catástrofes ao redor do mundo.
O que é o Relógio do Juízo Final?
O Bulletin of Atomic Scientists foi uma equipe de cientistas atômicos que trabalharam no Projeto Manhattan, o ponto de partida para o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
O sistema tinha com objetivo, inicialmente, medir ameaças nucleares, mas, em 2007, o Bulletin decidiu incluir mudanças climáticas em seus cálculos. O tempo no cronômetro mudou nos últimos 75 anos, dependendo de quão perto os cientistas acreditam que a raça humana esteja da destruição total.
Especialistas do Comitê de Ciência e Segurança do Bulletin determinam o Relógio do Juízo Final todos os anos em consulta com o Conselho de Patrocinadores, que inclui 11 vencedores do Prêmio Nobel.
LEIA MAIS: Dormir depois da meia-noite pode ser prejudicial, diz estudo – Entenda o motivo!
Objetivo do Relógio do Juízo Final
De acordo com o Bulletin of Atomic Scientists, que desenvolveu o relógio em 1947, essa criação não se destinava a quantificar ameaças existenciais, mas sim a desencadear discussões sobre questões científicas desafiadoras, a exemplo das mudanças climáticas.
Mas mesmo que o relógio de 75 anos tenha servido como um poderoso lembrete das dificuldades contínuas do mundo, alguns questionaram sua utilidade, dado que, nas últimas décadas, a humanidade já se aproximou perigosamente do fim da civilização.
LEIA TAMBÉM: Você é capaz de encontrar as 10 diferenças em 45 segundos? Faça o teste!
Como está o Relógio do Juízo Final atualmente?
O relógio avançou pela última vez em 2020, em 100 segundos em direção à meia-noite. Esse avanço – que levou o Relógio ao mais próximo que já esteve de chegar em meia-noite – foi estabelecido antes que o coronavírus se transformasse em uma pandemia no final daquele ano.
Porém, estamos agora a apenas 90 segundos de nossa destruição – também conhecida como meia-noite no Relógio do Juízo Final. A parte boa é que esse tempo também pode sofrer redução, mas vai depender dos esforços da humanidade para manter a paz e acabar com as destruições naturais.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.