8 situações em que você NÃO precisa se desculpar
De acordo com especialistas em etiqueta, há momentos em que é mais apropriado evitar pedir desculpas
Pedir desculpas é uma prática importante quando cometemos erros significativos ou prejudicamos alguém. No entanto, muitas vezes, acabamos nos desculpando por coisas que não merecem uma palavra de arrependimento.
Abaixo, serão exploradas situações em que é hora de parar de se desculpar e aprender a se impor quando necessário.
Situações em que devemos parar de nos desculpar
Ao escrever uma carta de demissão
Uma carta de demissão é um documento importante e não deve conter desculpas. Ela representa uma comunicação permanente para a empresa, portanto, evite se desculpar.
Quando alguém está irritado
Se alguém estiver chateado, evite pedir desculpas automaticamente. Em vez disso, ouça ativamente, demonstre compreensão e pergunte como pode ajudar a resolver a situação.
Quando alguém corrige um pequeno erro no trabalho
Receber uma correção no trabalho não exige um pedido de desculpas. Em vez disso, agradeça por identificarem o erro. O mesmo se aplica se você demorou a responder um e-mail; agradeça pela paciência.
LEIA MAIS: Energize sua vida incorporando esses 8 hábitos saudáveis à sua rotina
Quando você expressa sua opinião
É natural termos opiniões diferentes, e você não precisa se desculpar por expressar a sua. Em vez de dizer “Desculpe, mas eu penso diferente,” basta dizer “Você tem uma perspectiva interessante. Aqui está o que eu penso.”
Durante uma negociação salarial
Não se desculpe por negociar um aumento. Isso não só enfraquece sua posição, mas também pode prejudicar a relação. Em vez disso, mostre gratidão e mantenha uma postura positiva.
Quando você pede por ajuda
Pedir ajuda é normal e não deve ser motivo de desculpas. Em vez de dizer “desculpe incomodar, mas você pode me ajudar?” Pode ser mais simples dizer: “Você poderia dedicar um momento para me ajudar?”
LEIA MAIS: Abandone estes 5 hábitos que prejudicam a sua digestão
Em situações desconfortáveis
Em eventos sociais, não se desculpe por se aproximar de alguém ou por não beber álcool. Também não é necessário pedir desculpas pela aparência de sua casa ou pelo cardápio em uma festa que você realizou.
Quando você recusa um convite
Se você concorda com um plano e precisa cancelar, uma desculpa é aceitável. No entanto, se receber um convite sem discussão prévia, não há motivo para se desculpar. Agradeça pelo convite e explique que não poderá comparecer.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Rotas de Viagem!