7 profissões que têm emprego garantido na Europa
Do turismo e hotelaria à enfermagem, profissões com boas oportunidades de emprego no continente europeu
A experiência de viver em outro país, sem dúvida, é enriquecedora. Apesar dos desafios de adaptação e, sobretudo, da saudade de casa, absorver novos modos de vida e cultura proporciona, inegavelmente, crescimento pessoal. Mas, nada disso é possível sem emprego, não é mesmo? Essa é a maior preocupação de quem pretende se mudar. Por isso, vale conferir algumas profissões que têm emprego garantido na Europa.
Um dos pontos a destacar é que, na maioria dos países, a tecnologia cresce de forma assustadora. Além disso, o continente europeu enfrenta o envelhecimento acelerado de sua população, demandando cada vez mais atendimentos especializados.
LEIA MAIS: Seu animal de estimação é uma cópia sua? Pesquisa responde a essa dúvida!
Ao mesmo tempo, países como Portugal, Espanha, França e Itália recuperaram o setor turístico, com um crescimento significativo de visitantes internacionais. Portanto, adivinha: mais oportunidades de emprego!
1. Enfermagem
A Europa, sem dúvida, assiste ao envelhecimento de sua população. Consequentemente, requer cuidados intensificados com a saúde. Por isso, a enfermagem é uma das profissões com emprego garantido por lá.
Faltam profissionais, por exemplo, na Alemanha e no Reino Unido. Só para ter uma ideia, houve fechamento de clínicas alemãs porque não havia mão de obra, segundo o Guia do Estudante.
2. Tecnologia da Informação
Não precisa nem falar tanto, né? As vagas vão desde desenvolvimento de apps e sites até tarefas mais complexas, passando por sistemas internos.
E, embora muitas pessoas invistam na área, não é o suficiente para suprir toda a demanda. A Agência Federal de Emprego de Nuremberg, por exemplo, comprova que 25% dos postos estão vazios.
3. Gastronomia
Comer bem é um desejo universal e, convenhamos, os brasileiros mandam bem na arte de cozinhar. Por isso, a gastronomia é sempre uma boa opção de trabalho para quem quer morar fora.
Tanto chefs quanto outros cargos envolvidos na cozinha encontram oportunidades em restaurantes, hotéis, cafeterias, bares e até em navios.
4. Contabilidade
Os contadores e contadoras podem ser importantes na gestão de qualquer empresa, mas estão em falta na Europa. A Bélgica, por exemplo, aponta vagas que ainda não foram preenchidas.
Entre as funções possíveis, estão o gerenciamento de contas, bem como os registros que embasam a tomada de qualquer decisão estratégica.
5. Profissões de atendimento ao cliente têm emprego garantido na Europa
Diante da demanda de turistas e expatriados, a Europa “grita” por pessoas especializadas em atender o cliente. E isso não se trata apenas de recepção ou servir, mas de todo o acolhimento de quem chega a uma empresa.
Isso inclui informações, encaminhamento, tratamento das necessidades, entre outros pontos. Porém, para aproveitar as oportunidades, é bom se preparar nos idiomas.
6. Farmácia
Assim como a enfermagem, o setor de farmácia carece de profissionais. Inclusive, vale ressaltar que, em Portugal, por exemplo, só farmacêuticos licenciados podem atuar nesse tipo de estabelecimento.
Além de atuar no atendimento direto ao público, profissionais da área também podem buscar oportunidades na indústria e em laboratórios.
7. Turismo e hotelaria
Por fim, uma área que sofreu os efeitos da pandemia, mas parece estar em plena recuperação! O turismo e a hotelaria europeus têm uma grande quantidade de oportunidades. Só para ilustrar, Portugal registrou € 405,5 milhões de euros em receitas no ano de 2023.
As áreas de atuação são amplas, desde guias até a organização de roteiros personalizados, quando se fala em turismo. Quanto aos hotéis, há vagas na recepção, reservas, guest experience, entre outras funções.
LEIA MAIS: 8 ideias de atividades divertidas para uma viagem de casal
Mas, mais uma vez, é necessário ter conhecimento de outros idiomas, além do inglês. Uma dica, portanto, é investir, pelo menos, no espanhol e no francês.
E aí, alguma dessas profissões se encaixa no seu perfil? Antes de se mudar, verifique sempre a documentação exigida, inclusive a necessidade de validação do diploma. Assim, você garante um emprego de forma mais tranquila.