7 palavras japonesas que fazem parte do nosso vocabulário

Já pediu um sushi hoje? Listamos sete palavras de origem japonesa que fazem parte do nosso cotidiano e que passam despercebidas em nossas conversas.

Quem diria que o nosso vocabulário cotidiano tem uma pitada especial do Japão? Pois é, existem várias palavras japonesas que a gente fala todo dia e nem percebe. Seja por influência de animes ou de outras produções japonesas, a cultura asiática está impregnada em nossa cultura, que é marcada pela mistura de costumes de diversas áreas ao redor do mundo.

Vamos dar uma espiadinha no significado por trás dessas palavrinhas que já viraram figuras carimbadas no nosso dia a dia.

LEIA MAIS: 5 das espécies de aranha mais perigosas encontradas no Brasil

1. Tsunami

Vamos começar com um clássico: tsunami. Quem diria que toda vez que ouvimos sobre uma onda gigante, estamos falando de uma palavra japonesa? Tsu, que significa “porto”, e nami, que é “onda” ou “mar”. Historicamente, esses tsunamis são figurinhas carimbadas no Oceano Pacífico, onde a atividade vulcânica e os terremotos são praticamente vizinhos.

2. Sushi

Quando falamos em sushi, muita gente pensa na delícia de peixe cru, né? Mas sabia que a palavra sushi tem raízes históricas mais profundas? Originalmente, significava “risoto japonês”. Isso mesmo, é uma referência à fermentação do arroz, uma prática antiga que deu origem a essa iguaria que amamos e é usada para denominar alimentos azedos.

3. Origami

Quem nunca tentou fazer um origami, não é mesmo? Mas sabia que essa palavra vem da junção de ori, que significa “dobrar”, e kami, que é “papel”? Aqueles passarinhos de papel ganham um charme a mais quando entendemos a fundo o significado da palavra.

4. Emoji

Vamos para algo mais atual: emoji. Pois é, vem de “e” (imagem) e “moji” (letra) em japonês. Traduzindo, são imagens que representam ideias ou até frases inteiras. Quem diria que nossas conversas seriam invadidas por símbolos que significam mais do que as palavras poderiam expressar, não é?

5. Quimono

Quando pensamos em trajes tradicionais japoneses, o quimono é o primeiro que vem à mente. Mas sabia que quimono significa literalmente “coisa de vestir”? É isso mesmo, uma expressão que virou sinônimo de uma peça-chave da cultura japonesa.

6. Karaokê

Hora de soltar a voz no karaokê! Mas você já se perguntou o que essa palavra significa? Vem de “kara” (vazio) e “oke” (orquestra). Traduzindo, é uma “orquestra vazia”, ou seja, aquela trilha sonora que a gente canta sem se preocupar em afinar. Quem nunca soltou a voz no karaokê sem ser profissional, não sabe o que é diversão.

LEIA MAIS: 9 hábitos chineses para você alcançar a valiosa paz interior

7. Mangá

Se você curte mangá, vai gostar dessa. A palavra mangá foi adotada no Japão a partir da criação do famoso Hokusai. Significa “desenhos involuntários”, uma mistura de man (involuntário) e gá (desenho ou imagem). Quem diria que a palavra tem um toque artístico tão profundo?

Você pode gostar também