7 itens que podem te fazer ser parado na segurança do aeroporto
Não embarque antes de conhecer esses objetos que podem transformar sua viagem dos sonhos em um pesadelo.
Se preparar para fazer uma viagem de avião dá um frio na barriga, não é mesmo? São tantos detalhes que precisamos prestar atenção que muitos deles podem acabar passando despercebidos, como por exemplo, o que não pode ser levado na mala.
Antes mesmo de você chegar ao aeroporto, é importante checar a sua mala e os itens que você está levando, afinal, muitos deles podem fazer com que você seja parado no aeroporto.
LEIA MAIS: 9 motivos para você nunca mais ter medo de turbulências
A escolha dos itens que levará na viagem pode ser mais complexa do que parece, principalmente considerando as rígidas regras de segurança do aeroporto.
A partir de agora você vai conhecer informações sobre os materiais que podem acabar te prejudicando, garantindo, no mínimo, atrasos no voo. Confira a seguir e não seja pego de surpresa!
Baterias de lítio suplentes ou soltas
Vamos começar pelas baterias. Esses itens são permitidos na bagagem de mão, mas com algumas restrições, como por exemplo, ter menos de 20 unidades na mala. Contudo, são elementos proibidos no porão do avião.
Substâncias explosivas e inflamáveis
Algumas substâncias como pólvora, isqueiros do tipo maçarico, líquidos inflamáveis, aerossóis e gases inflamáveis são proibidos na sua mala. Por isso, fique atento aos produtos que contenham essas substâncias e evite eles.
Substâncias químicas e tóxicas
Itens como cloro, alvejantes, ácidos, venenos, materiais radioativos, baterias com líquidos corrosivos derramados são estritamente proibidos.
Documentos vencidos ou danificados
As regras de documentação nas viagens podem variar muito de acordo com a companhia aérea e também com o país. Mas, para que você consiga embarcar sem nenhum problema, é necessário que seus documentos não estejam vencidos.
Por isso, é importante que você verifique com atenção todos os seus papeis e veja se não estão danificados também antes de sair de casa em direção ao aeroporto.
Líquidos, aerossóis e géis em quantidades superiores a 100ml
Em voos internacionais, esses itens devem ser transportados em embalagens que não sejam superiores a 100ml e caibam numa bolsa transparente de até 1 litro.
Bebidas alcoólicas com teor alcoólico entre 24% e 70%
As bebidas são permitidas tanto na cabine quanto no porão, limitadas a 5 litros por pessoa, desde que embaladas de forma adequada.
Materiais medicinais e de higiene pessoal
Por último, saiba que materiais como aerossóis são permitidos, mas sob condições específicas e com restrições de quantidade.
LEIA MAIS: 8 ideias de atividades divertidas para uma viagem de casal
Ao fazer sua mala, busque sempre verificar as políticas específicas da companhia aérea e as regulamentações dos países de destino. Assim você consegue ter a garantia de evitar surpresas desagradáveis.
Para ter a certeza de que você está bem informado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as companhias aéreas, como a LATAM, GOL e Azul, fornecem informações detalhadas sobre o que pode ou não ser transportado.
Não se esqueça: a segurança é a prioridade máxima, e essas regras estão em vigor para proteger todos os passageiros. Ao seguir as diretrizes e preparar sua bagagem adequadamente, você pode garantir uma viagem tranquila e sem complicações.