6 países sul-americanos que têm estrelas na bandeira
Descubra como este símbolo representa a identidade e história de cada nação
Os fãs da série The Big Bang Theory devem se lembrar do programa de Sheldon Cooper que falava sobre as bandeiras. A gente não assistiu a todos eles, mas talvez o gênio nada modesto tenha falado sobre esta curiosidade: as estrelas na bandeira de vários países pelo mundo. Inclusive, seis que ficam aqui mesmo, na América do Sul.
De modo geral, a presença do símbolo varia em posição, quantidade e cor em cada bandeira. Consequentemente, adquire um significado diferente em cada flâmula nacional.
O fato é que seis nações por aqui trazem estas estrelas que embelezam seus emblemas e refletem um profundo significado histórico e cultural.
Que países têm estrelas na bandeira?
A princípio, pelo menos 55 nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas têm o desenho de uma estrela em suas flâmulas nacionais. Por exemplo:
- Israel com a Estrela de Davi, um dos principais símbolos judaicos
- Marrocos com a estrela de cinco pontos simbolizando o selo de Salomão
- Gana e a estrela preta, uma das cores do Pan-Africanismo, movimento que defende a união da África
- Turquia e Tunísia, cujas bandeiras são bastante parecidas. Ambas trazem a meia-lua e, do lado, uma estrela.
- Estados Unidos: são 50 estrelas na bandeira representando os estados que compõem o país
Além disso, a bandeira que representa a União Europeia também tem estrelas. No caso, são 12 em forma de círculo, inicialmente por ser a figura da perfeição. As estrelas douradas simbolizam a unidade e a solidariedade entre os países membros.
Quais países da América do Sul têm uma estrela em sua bandeira?
Como vimos, cada estrela nessas bandeiras reflete a identidade, história e valores dos países que as adotaram como símbolo. O mesmo ocorre aqui, na América do Sul. Mas, afinal, que nações compartilham esse desenho?
Brasil
Vai dizer que você não se lembrava de que a bandeira brasileira tem estrelas? Um dos nossos símbolos nacionais tem fundo verde com losango amarelo. Sobre ele, um globo azul com 27 estrelas brancas. Essas estrelas representam cada um dos estados do país, além do Distrito Federal.
Chile
Na bandeira do Chile, há uma estrela branca no cantão azul. Isso simboliza a unidade da nação.
Venezuela
A bandeira venezuelana, por sua vez, exibe oito estrelas brancas dispostas em um arco. Elas remetem às oito províncias que originalmente apoiaram a independência do país.
Paraguai
Nosso vizinho de fronteira possui uma estrela amarela no escudo do anverso. Aqui, ela simboliza a esperança e a justiça.
Suriname
Já na bandeira do Suriname, tem uma estrela dourada no centro de um campo verde. O símbolo remete à unidade e à harmonia entre as diversas etnias do país.
Guiana Francesa é um dos lugares com estrelas na bandeira
Embora não seja um país independente, a bandeira regional da Guiana Francesa inclui uma estrela vermelha em um triângulo amarelo. Trata-se da representação do progresso e da aspiração socialista.
E aí, você sabia que tantos países tinham estrelinhas em suas bandeiras nacionais?