5 soft skills mais procuradas no mercado de trabalho – Veja quantas vocĂȘ tem!
O mercado de trabalho estĂĄ cada vez mais competitivo. Entenda como reverter esse cenĂĄrio ao seu favor!
No mercado de trabalho, mesmo que todas as suas experiĂȘncias e qualificaçÔes sejam Ăłtimas, os fatores que acabam decidindo se vocĂȘ serĂĄ empregado ou nĂŁo estĂŁo ligados diretamente nas chamadas âsoft skillsâ que vocĂȘ possui. Em vista disso, os candidatos a determinadas vagas de emprego que possuam as soft skills principais estĂŁo sempre em alta no mercado, sendo procurados pelos empregadores e gerentes de contratação.
Para aqueles que não estão familiarizados com esse termo, as soft skills são basicamente habilidades procuradas em determinados sujeitos para exercer uma determinada função.
Essas habilidades estĂŁo ligadas mais precisamente a atributos individuais e Ă personalidade dos sujeitos, sendo, portanto, menos enraizadas em vocaçÔes especĂficas. Em relação a isso, Ă© preciso enfatizar que no mercado, atualmente, existem algumas soft skills que estĂŁo mais em alta do que outras.
Veja aqui quais sĂŁo aquelas que estĂŁo sendo procuradas pelos empregadores em 2022. Confira!
Soft-skills mais procuradas no mercado de trabalho
Comunicação
A comunicação em sua essĂȘncia Ă© fundamental em qualquer trabalho. Dessa maneira, essa soft skill tornou-se uma das mais importantes do mercado.
Os comunicadores, de fato, podem ajustar o seu tom de voz, estilo, tudo isso conforme o seu pĂșblico. Em vista disso, entende-se que Ă© essencial compreender e agir da forma mais eficiente, ainda mais quando Ă© preciso explicar algumas questĂ”es mais complexas aos colegas.
Na era digital, das mĂdias sociais, a comunicação Ă© o alicerce de toda construção global de trabalho. As habilidades sociais verbais, portanto, ocupam um local de destaque no mercado, tendo em vista a sua forma de fomentar os relacionamentos colaborativos, respeitosos e, em Ășltima instĂąncia, produtivos.
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Liderança!
Essa soft skill Ă© fundamental, tambĂ©m, e pode ser demonstrada mesmo que vocĂȘ nĂŁo seja chefe ou lĂder de alguma equipe de trabalho.
Geralmente, os sujeitos que possuem essa soft skill são aqueles que possuem a capacidade de inspirar os demais, juntar a equipe e tomar decisÔes em conjunto que são benéficas ao coletivo.
As pessoas com essa habilidade demonstram uma sĂ©rie de caracterĂsticas muito Ășteis ao local de trabalho, sendo essas: uma atitude positiva e perspectiva; a capacidade de tomar decisĂ”es rĂĄpidas e eficazes; habilidades exemplares de resolução de problemas ou gerenciamento de conflitos; a capacidade de se comunicar efetivamente; uma aptidĂŁo tanto para a automotivação quanto para a motivação dos outros.
Responsabilidade!
Por mais que essa soft skill seja um tanto Ăłbvia, Ă© preciso enfatizar que essa Ă© raramente mencionada. No entanto, Ă© uma habilidade muito prestigiada pelos contratantes.
A responsabilidade Ă© o alicerce que manterĂĄ vocĂȘ em um emprego, disso nĂŁo hĂĄ dĂșvidas. Desse modo, para vocĂȘ demonstrar um nĂvel alto dessa soft skill, Ă© preciso dominar algumas habilidades, sendo essas: Confiabilidade; Disciplina; Motivação; ConsciĂȘncia; Responsabilidade; ResiliĂȘncia; Adaptabilidade.
Trabalho em equipe!
Essa habilidade Ă© desejada em diversos setores do mercado, visto que habilidade de trabalho em equipe envolve a combinação de outras soft skills. Para trabalhar em equipe da melhor forma possĂvel Ă© preciso ter perspicĂĄcia interpessoal para saber diferenciar o momento de liderar e o momento de escutar os demais colegas.
Os melhores players do mercado sĂŁo aqueles que possuem a habilidade de observar e entender as necessidades que o cercam. Essa Ă© um soft skill comumente procurada no mercado, de forma geral.
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Resolução de problemas!
Essa Ă© a habilidade que, dentre todas mencionadas aqui, Ă© a que mais concede um diferencial aos sujeitos.
Geralmente, pode-se perceber que, no ambiente de trabalho, quando ocorre um determinado problema, as pessoas preferem contar o problema para o seu superior, mas nĂŁo entregam uma possĂvel solução para esse problema.
A resolução de problema exige habilidades analĂticas, criativas e crĂticas, uma capacidade de analisar o problema de forma pragmĂĄtica. Com objetividade.
AlĂ©m disso, essa soft skill vai ao encontro do trabalho em equipe, uma vez que a maioria dos problemas em uma empresa nunca pode ser resolvido sozinho. A capacidade de saber quem pode ajudĂĄ-lo a chegar a uma solução, e como eles podem fazĂȘ-lo, Ă© o grande diferencial dessa jogada.