5 itens do seu carro que quase não precisam de manutenção atualmente!
Fabricação de novas peças com melhor tecnologia reduz manutenção.
Trocar peças de carro sempre representou uma grande dor de cabeça para muitos motoristas. Normalmente, todas as montadoras estabelecem períodos para troca ou manutenção de peças. Porém, alguns proprietários de automóveis não seguiam essas indicações.
No entanto, a evolução da tecnologia e a melhora na fabricação de determinadas peças fez com que trocar peças de carro pareça coisa do passado. E a chegada dos elétricos confirma essa tendência, com veículos de baixa manutenção.
Veja na lista abaixo quais são as peças que não precisam mais de manutenção.
5 componentes do veículo que passam frequentemente despercebidos e raramente requerem substituição
Óleo do câmbio (sistema de marchas)
O câmbio manual é cada vez menos presente na fabricação de novos carros, que adotam a tecnologia automática. Assim, não há mais necessidade de efetuar trocas de óleo do sistema de marchas, com redução nos custos da manutenção.
LEIA MAIS: Governo anuncia desconto para carros “populares” – Veja quanto devem abaixar os preços!
Correia dentada
Visando reduzir as queixas dos motoristas, as novas correias dentadas são fabricadas com o mesmo óleo utilizado para deixar o motor do veículo lubrificado.
Dessa forma, a peça do carro aumentou seu tempo de uso e, consequentemente, reduziu a preocupação dos motoristas com manutenção.
Sistema de fluidos da direção hidráulica
Os motoristas sabem que o sistema de fluidos da direção hidráulica precisa apenas de uma checagem.
Porém, a criação de sistemas elétricos mais complexos e com melhor resposta aos problemas praticamente eliminou a chance de incidentes como vazamentos e hoje os fluidos de direção hidráulica não representam preocupação.
Escapamento
Ainda hoje é possível encontrar no país alguns carros com um escapamento ruim. No entanto, essa situação é cada vez mais rara, em virtude dos abafadores presentes nas novas peças, que afastam manutenções e visitas regulares aos mecânicos.
LEIA TAMBÉM: Vale o alerta: 5 itens que você não pode esquecer dentro do carro!
Lâmpadas
Luzes de LED também já são usadas nos carros, o que garante melhor visibilidade e redução nas trocas das lâmpadas, que podem durar mais de 15 anos.
As lâmpadas anteriores, as amarelas, possuíam durabilidade baixa, de cerca de 3 anos. Assim, vai ser bem difícil você precisar trocar a luz do farol, porque é provável que ele não esteja mais na sua mão quando chegar a hora da substituição.
Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir”, no Google Notícias, e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!