5 dicas para te ajudar a planejar uma viagem mais econômica

Aprenda a organizar sua próxima viagem com antecedência e evite surpresas desagradáveis em relação às finanças.

Planejar uma viagem requer organização e consideração dos custos envolvidos. É verdade que viajar pode ser caro, mas com planejamento adequado e algumas dicas, é possível adequar os gastos ao seu orçamento, seja ele grande ou pequeno.

A resposta para a pergunta “quanto custa viajar?” é um pouco complexa, uma vez que está sujeita às preferências individuais de cada viajante. Enquanto algumas pessoas estão dispostas a renunciar ao conforto e a regalias a fim de ter mais tempo no destino, outras preferem viajar em grupo para compartilhar as despesas.

Então, para te ajudar nesta escolha elaboramos um post com algumas dicas de viagem para garantir uma jornada sem surpresas financeiras, do início ao fim. Confira!

LEIA MAIS: Evite estes 8 erros comuns entre turistas e aproveite mais sua viagem!

5 dicas para ter uma viagem tranquila e econômica

Optar por destinos menos explorados

A escolha do destino e a compra das passagens são os primeiros passos a considerar, pois geralmente são os itens mais caros. Viajar dentro do seu estado pode ser mais econômico do que viajar para outro país.

No entanto, se você deseja fazer uma viagem internacional, é recomendável buscar por destinos menos explorados, pois países muito populares entre os turistas tendem a ser mais caros. Por exemplo, em 2019, a França foi o país mais visitado do mundo, e apenas uma passagem para Paris custa em média R$ 2.811.

Buscar por países onde o real tem uma posição mais favorável

O câmbio também influencia nos custos de uma viagem, pois a maioria das despesas aéreas é em dólar. Isso torna as passagens mais caras para quem está no Brasil. No entanto, é possível contornar essa situação ao buscar por países onde o real tem uma posição mais favorável em relação à moeda local.

Acompanhar os preços e ter maior flexibilidade com datas

As passagens aéreas geralmente representam uma parcela significativa do orçamento de viagem. A inflação das passagens aéreas tem aumentado nos últimos tempos, tornando-as uma preocupação para os viajantes.

É importante acompanhar os valores, utilizar sites de busca e ativar alertas de preços para aproveitar eventuais promoções. Ter uma maior flexibilidade com as datas de viagem também com certeza ajuda a encontrar passagens mais baratas.

LEIA MAIS : 4 itens que você não deveria levar para uma viagem de avião

Reservar hospedagem com antecedência

Outro aspecto a considerar são os custos com hospedagem. Comprar com antecedência pode garantir melhores preços, além de te dar tempo para ler avaliações de outros viajantes para evitar surpresas desagradáveis.

Existem diferentes opções de hospedagem, como hotéis, hostels ou aluguel de casas, dependendo das preferências e necessidades do viajante.

Estipular um limite diário para gastos com alimentação e transporte

Alimentação e transporte também são custos a serem considerados. Estipular um limite diário para gastos com alimentação ajuda a manter o orçamento sob controle. É possível pesquisar preços e promoções, evitar estabelecimentos turísticos mais caros e aproveitar combos especiais.

Quanto ao transporte, é importante pesquisar os valores das tarifas de transporte público e considerar alternativas como aplicativos de transporte ou até mesmo caminhar em trajetos mais curtos.

Além disso, é válido destacar a importância de avaliar a necessidade de um seguro viagem. Embora não seja obrigatório em muitos países, é altamente recomendado, pois os custos de assistência médica em caso de emergência podem ser muito altos.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também