5 destinos da Argentina que resistiram à crise e tiveram uma boa temporada
A crise econômica afetou o setor turístico na Argentina, mas alguns destinos se destacaram e tiveram uma boa temporada de verão
Você sabia que vários destinos turísticos na Argentina resistiram à crise econômica e tiveram uma boa temporada de verão? Apesar do forte ajuste, resultado da desvalorização e aumento de preços, algumas cidades conseguiram manter. Algumas, inclusive, superaram o número de visitantes em comparação com o ano passado.
Efeitos da crise no turismo
O preço das passagens, tanto aéreas quanto terrestres, disparou durante dezembro no país. Para exemplificar, o litro de gasolina se aproximou dos mil pesos, e o custo do alojamento também teve aumentos significativos.
Neste cenário pouco encorajador, as estadias consequentemente foram reduzidas. Com isso, muitos pontos viram uma diminuição na quantidade de visitantes.
No entanto, apesar da realidade econômica, houve destinos turísticos na Argentina que conseguiram manter o nível de ocupação ou, pelo menos, atingir um nível aceitável. Principalmente, na costa e, ainda, Patagônia.
Um dos destinos turísticos da Argentina é Mar de las Pampas
Mar de las Pampas, inegavelmente, liderou esse movimento. Só para ter uma ideia, apresentou níveis de ocupação semelhantes aos do ano passado. Por isso, a cidade costeira de cerca de dois mil habitantes continua uma das mais escolhidas por quem busca tranquilidade, qualidade de serviços e natureza.
Apesar de os preços da hospedagem não serem baratos, o destino esteve lotado durante toda a temporada. Aliás, com picos que atingiram 100% de ocupação. As cidades vizinhas, Mar Azul e Las Gaviotas, também tiveram uma boa temporada.
Embora tenham um perfil mais discreto, ambas recebem turistas fiéis que os escolhe novamente a cada ano. Suas praias amplas, a floresta e a tranquilidade rural que emana das ruas continuam sendo um grande atrativo para quem deseja relaxar e desfrutar do mar.
A Patagônia também resistiu à crise
Outro dos destinos turísticos na Argentina que se destacou foi San Carlos de Bariloche, clássico do turismo argentino. Mas, a cidade não apenas teve uma boa temporada, como superou o número de visitantes do verão passado.
Segundo a Secretaria de Turismo local, a ocupação hoteleira foi de 72% em 2024, em comparação com 70% em 2023. A boa conectividade, somada a uma infraestrutura impecável e paisagens de sonho, contribuíram para que o destino mantivesse seu alto número de turistas.
O Parque Nacional Nahuel Huapi, por exemplo, fica a apenas 25 quilômetros do Centro Cívico, e é uma de suas principais atrações. O acesso à estrutura se dá por Puerto Pañuelo.
A propósito, o cais foi construído em 1965 pela Administração Nacional de Parques Nacionais. De lá, também é possível chegar à Floresta de Arrayanes e à Ilha Victoria em embarcações confortáveis, enquanto se desfruta de uma paisagem incrível.
As geleiras também estão entre os destinos turísticos da Argentina
Quem gosta de aventura, sem dúvidas, aposta em El Calafate, na província de Santa Cruz. A proximidade com o Glaciar Perito Moreno é o principal atrativo do destino, que atrai grande quantidade de turistas durante todo o ano.
De acordo com dados da Secretaria de Turismo da cidade, o Parque Nacional Los Glaciares recebeu cerca de 123 mil pessoas em janeiro. Esse número é semelhante ao do ano passado, quando foram registradas 118 mil visitas.
O parque conta com a infraestrutura necessária para que os turistas possam ver o famoso glaciar de diferentes ângulos. Inclusive, fazer uma caminhada.
Por último, outra localidade considerada um destino internacional e que manteve seu nível de ocupação é Ushuaia. A cidade do fim do mundo recebe inúmeros cruzeiros durante todo o ano, além de milhares de visitantes pelo Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas.
Segundo o Instituto de Turismo da Terra do Fogo, a ocupação hoteleira média foi de 90%, percentual habitual para o destino. Na temporada de verão, o porto recebeu 600 cruzeiros que transportaram cerca de 250.000 turistas.
Noventa e cinco por cento dos cruzeiros de turismo antártico passam por Ushuaia, fato que confere à cidade uma vantagem comparativa por ser o ponto de passagem obrigatório para conhecer o continente branco.