5 atitudes manipuladoras em relacionamentos – Veja como identificá-las!

Saiba quais as táticas manipuladoras que as pessoas usam em relacionamentos e aprenda a identificá-las.

As relações pessoais podem ser fonte de felicidade ou de sofrimento. No entanto, poucas são tão sutis e nocivas quanto aquelas baseadas na manipulação.

Esse tipo de relação é capaz de envolver emocionalmente com intensidade, deixando para trás um rastro de estragos causados por envolvimentos. Mas como identificar uma relação manipuladora e o que fazer nesse caso?

Pensando em deixá-lo bem atento, trouxemos algumas táticas que pessoas com traços manipuladores utilizam. Dessa maneira, além de conseguir identificar, você poderá se proteger da melhor forma.

Confira agora!

Pessoas que tentam distorcer algumas situações

Você sabia que existe uma tática manipuladora chamada gaslighting? Ela faz você questionar suas próprias memórias, sentimentos e experiências.

Imagine confrontar seu parceiro por um comentário ofensivo na frente de amigos e, ao invés de assumir a responsabilidade por suas ações, ele nega tudo e joga a culpa para você.

Isso é muito frustrante! No entanto, essa é uma técnica utilizada por pessoas manipuladoras para permanecer no controle da situação. E o pior é como isso afeta a vítima: duvidar das próprias memórias e sentimentos pode deixá-lo impotente e confuso.

LEIA MAIS: Táticas eficazes para lidar com um chefe tóxico; coloque-as em prática!

Pessoas que sempre tentam transmitir culpas a você

Não se deixe manipular por quem sempre transfere a culpa para você. Essa tática é eficaz para jogar a responsabilidade nas costas da vítima e permitir que o manipulador faça o que quiser, inclusive se safar com um mau comportamento.

Imagine chegar em casa após um dia estressante de trabalho do seu parceiro e, por estar aborrecido, ele coloca a culpa em você pelo jantar atrasado.

Isso demonstra imaturidade emocional por parte do manipulador e expectativas irreais que não podem ser atendidas.

Pessoas que mantêm discurso vitimista

Um dos principais comportamentos manipulativos é o discurso vitimista. Muitas vezes, indivíduos manipuladores se colocam como vítimas ao falar, mencionando violências sofridas e maus tratos.

Essa tática é utilizada para fazer com que a pessoa com quem estão interagindo mude seu comportamento.

Por exemplo, um manipulador pode dizer que tem traumas de relacionamentos passados porque sua ex não permitia que ele fizesse o que queria. Dessa forma, ele usa esse discurso com a pessoa atual para exigir que ela permita tudo o que ele quiser, caso contrário, ele remeterá àquele trauma.

Pessoas que analisam bem a outra antes de manipular

A habilidade do manipulador em analisar minuciosamente a pessoa que deseja influenciar é essencial.

É através da identificação dos pontos fracos e vulnerabilidades que o manipulador consegue transformá-la em uma espécie de refém.

Não subestime o poder da manipulação, pois ela é capaz de moldar comportamentos e decisões. Fique atento aos sinais e proteja-se!

LEIA TAMBÉM: 5 pequenas coisas que podem estar desgastando o seu relacionamento

Pessoas que apresentam comportamento controlador

Uma das táticas mais reveladoras de um manipulador é controlar o comportamento do outro. Eles podem querer ditar com quem você se relaciona, aonde vai e o que faz.

Isso inclui até mesmo a comida que você come e o dinheiro que gasta (já ouviu falar em controle financeiro?).

A verdade é que o controle pode se estender a todos os aspectos da sua vida, inclusive suas opiniões e necessidades.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a muitos outros semelhantes, clique aqui, selecione “✩ Seguir” e receba todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também