5 alimentos para evitar a perda de memória precoce

Com o passar dos anos, é possível verificar mudanças no corpo que envolvem o desempenho do cérebro e de funções essenciais para a vida, como a memória.

Com o passar dos anos, é possível verificar mudanças no corpo que envolvem o desempenho do cérebro e de funções essenciais para a vida, como a memória. Por isso, incluir alimentos bons para memória na dieta é fundamental.

Alimentação que previne a perda de memória

Esquecimentos rotineiros como o local onde ficou a chave ou o nome de uma pessoa que acabou de conhecer são perfeitamente normais. No entanto, para evitar o aparecimento de problemas associados à memória, além de aprendizado constante, é essencial incluir alimentos bons e saudáveis no seu cotidiano.

Booking.com

Segundo estudo realizado por Garry W. Small, dietas com alto teor de gorduras saturadas podem provocar obesidade, condição que leva ao desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão.

Por sua vez, a presença dessas enfermidades no organismo está diretamente relacionada à elevação do risco de problemas cerebrovasculares que também se associam com a demência e perda de memória. E, como uma boa dieta está relacionada à saúde saudável, considere as dicas de alimentos a seguir e faça a sua parte para evitar a perda de memória.

LEIA MAIS5 alimentos que aceleram o envelhecimento da pele

Chás, frutas vermelhas e maçãs

Segundo a publicação da Harvard Medical School, a junção desses três alimentos constitui poderoso aliado para evitar a perda de memória e demência em pessoas com idade média de 59 anos. A razão, de acordo com Harvard, é bastante simples e está ligada aos flavonoides presentes nestes alimentos. Por exemplo, nas frutas vermelhas como morangos, amora e framboesas.

Para ser considerada uma ingestão adequada de flavonoides, é possível mesclar cada uma das opções que vão fornecer a quantidade diária de flavonoides, estimada em 500 miligramas por dia.

Suco de uva

A versão integral do suco de uva é fonte de vitaminas para o organismo, assim como de antioxidantes, como o resveratrol. Assim, ele atua diretamente na atividade do cérebro ao aumentar o fluxo de oxigênio na região.

LEIA MAIS: 6 conselhos para ter um envelhecimento saudável e ativo

Salmão

Velho conhecido da dieta japonesa, o salmão é o queridinho dos nutricionistas pela presença de ômega-3 em sua carne, nutriente associado ao bom desempenho cognitivo.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também