4 golpes que colocam em risco o seu dinheiro – e como escapar deles!

Instituições financeiras emitem alertas sobre golpes e fraudes usando engenharia social; conheça casos reais e aprenda a se proteger.

O número de golpes e fraudes financeiras tem aumentado significativamente e continua a fazer vítimas diariamente. Esse movimento está diretamente relacionado à crescente popularidade do PIX e ao aumento do uso de serviços bancários por meio de canais digitais, de acordo com especialistas.

Além do uso de softwares maliciosos que são frequentemente instalados nos celulares dos consumidores sem o seu conhecimento, os golpes utilizados pelos criminosos também envolvem a engenharia social. Nesse tipo de golpe, o criminoso manipula e engana as pessoas para obter acesso às suas senhas.

A seguir, estão listados alguns golpes realizados por meio de engenharia social e algumas dicas de como se proteger.

4 golpes que utilizam engenharia social

Golpe de malware no sistema do PIX

Nesse golpe, o fraudador entra em contato com a vítima, fingindo ser um funcionário do banco, e alega que sua conta foi invadida. O criminoso oferece uma solução para o problema, enviando um link para a instalação de um aplicativo.

Ao instalar o aplicativo, o fraudador obtém acesso aos dados do celular da vítima, incluindo senhas armazenadas em aplicativos e sites.

LEIA MAIS: Cartões BTG estão oferecendo até 4,4 pontos por dólar gasto ou 2% de cashback; Saiba mais!

Golpe do falso policial

Nessa modalidade, os criminosos se passam por falsos policiais e alegam que a conta da vítima foi invadida. Eles solicitam a senha e pedem que o cartão seja cortado, preservando apenas o chip. Em seguida, afirmam que enviarão alguém para recolher o cartão.

Outro criminoso aparece na localização da vítima e retira o cartão. Mesmo com o cartão cortado ou danificado, os falsários conseguem usar o chip para roubar dinheiro da vítima.

Fraude do brinde ou presente

Essa é uma nova variação dos golpes de entrega, máquina de cartão danificada e troca de cartão. Os criminosos, após obterem informações pessoais e datas de aniversário, entram em contato com a vítima oferecendo um brinde ou presente de aniversário.

Eles insistem em fazer a entrega pessoalmente e pedem o pagamento de uma taxa. Durante a transação, o golpista pode usar truques para desviar a atenção da vítima e obter sua senha.

LEIA MAIS: Utilizar o cartão de crédito para pagar contas pode ser uma grande cilada; Entenda!

Golpe da aplicação financeira

De fato, nesse golpe, os golpistas criam sites e perfis falsos em aplicativos de mensagens e redes sociais, fingindo serem corretores ou funcionários de instituições financeiras. Eles oferecem opções de investimentos com retornos altos e pressionam a vítima a fechar o negócio, alegando que ela perderá uma oportunidade.

Sugestões de como manter-se seguro

Veja abaixo algumas dicas para você se proteger contra esses e outros golpes:

  • Os bancos nunca solicitam que você instale aplicativos em seu celular. Além disso, eles nunca pedem senhas, números de cartão ou que você faça transferências ou pagamentos.
  • Ao receber o código QR Code do varejista, verifique cuidadosamente todas as informações do pagamento e confirme se a loja escolhida é a correta.
  • Desconfie de vendedores que tentam criar uma sensação de urgência para fechar o negócio, dizendo que você pode perder descontos.
  • Nunca entregue seu cartão a ninguém que apareça em sua casa para retirá-lo.
  • Ao realizar uma compra em qualquer lugar, nunca entregue seu cartão para que outra pessoa insira na máquina de pagamento.
  • Ao digitar sua senha, verifique se não há ninguém ao seu redor observando-a.
  • Tenha cuidado ao receber e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp.
  • Não clique em links suspeitos e verifique sempre o endereço de e-mail do remetente.
  • Nunca compartilhe seus dados pessoais e evite usar informações pessoais, como datas de aniversário ou placas de carro, como senhas.
  • Evite também utilizar senhas sequenciais ou repetitivas. Não anote suas senhas em papéis, no celular, no computador ou em e-mails.
  • Ao pagar com boleto, verifique o nome da empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento.
  • Evite fazer transações em sites que não possuam o cadeado de segurança no navegador.
  • Desconfie de promoções com preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Não aceite presentes ou brindes inesperados sem saber quem realmente os enviou.
  • Sempre que possível, utilize um cartão virtual para fazer compras online.
  • Isso ajuda a proteger suas informações pessoais e bancárias.
  • Nunca utilize computadores públicos ou de pessoas desconhecidas para fazer compras ou inserir dados bancários.

É importante estar atento e seguir essas dicas para se proteger contra golpes e fraudes financeiras. Além disso, mantenha-se atualizado sobre os tipos de golpes mais recentes e informe-se sobre as medidas de segurança recomendadas pelos bancos e instituições financeiras.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também