4 fortes tendências de viagens para 2024, segundo especialistas
De turismo musical a tarifas mais baratas na executiva, tendências que devem moldar o mundo das viagens no ano que vem
O turismo de experiência tem visto um aumento significativo após a pandemia, com os viajantes em busca de momentos únicos e comprometidos com a sustentabilidade e novos canais de venda. Essas tendências moldam as viagens para 2024, segundo relatório da Amadeus.
A Amadeus, presente em 195 países, possui uma vasta base de dados e tecnologia que possibilita uma análise aprofundada das preocupações dos viajantes. Para construir o relatório, mais de 2.500 agências de viagens e especialistas foram consultados através de questionários.
O objetivo do relatório é auxiliar o setor a melhorar e adaptar seus produtos de acordo com as crescentes exigências dos viajantes. O estudo identifica cinco tendências de viagem focadas na criação de experiências mais personalizadas:
Turismo musical em destaque
Após a crise sanitária, o turismo musical ressurgiu como uma forma de lazer que permite às pessoas se desconectarem da vida cotidiana.
Além disso, os próprios artistas têm investido em grandes produções para atrair mais público, resultando em aumento significativo de concertos e festivais. Assim, o turismo musical é uma das tendências fortes para 2024.
Influenciadores como agentes de influência
Os influenciadores têm influenciado cada vez mais as escolhas de destinos de viagem, inspirando e atuando também como agentes econômicos. Eles facilitam reservas diretas por meio de plataformas de comércio eletrônico, utilizando redes sociais como Instagram,
YouTube ou TikTok para compartilhar links de reservas em suas páginas de perfil. Essa é uma das certezas entre as tendências de viagens para 2024.
Concierge Inteligente
O uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nas pesquisas de viagens é uma das tendências para 2024. A personalização e a agregação de valor à experiência são os principais objetivos, o que implica em um aumento no uso da tecnologia, especialmente na assistência por voz para identificar as necessidades do viajante. É importante ressaltar que a IA não substituirá o trabalho humano.
Business luxe acessível
A possibilidade de viajar na classe executiva está se tornando mais acessível. Bilhetes “especiais” na classe executiva podem ser mais baratos, mas com algumas restrições, como acesso limitado ao lounge, seleção de lugares restrita e impossibilidade de upgrade.
A Emirates foi a pioneira nessa oferta, e outras companhias aéreas devem seguir o exemplo, como a Air New Zealand, que adicionará filas do seu produto Business Premier Luxe, e a Lufthansa, que oferecerá sete tipos de classe Business Allegris a partir de 2024.