4 dicas para fugir das dores e lesões após a musculação

Adote práticas saudáveis e surpreenda com o resultado a cada treino.

Adquirir massa muscular está entre um dos principais interesses da pessoa que pratica exercícios físicos, principalmente daqueles que apreciam a musculação.

Contudo, para ocorrer a hipertrofia de forma saudável, não basta somente reservar alguns instantes para levantar peso na academia, mas sim cuidar da restauração muscular para que o corpo se adapte ao treino.

LEIA MAIS: Você anda cansado? Identifique e saiba como combater 3 tipos de cansaço

Seguindo esta linha de raciocínio, existem alguns métodos que podem ser usados tanto por atletas de alto nível quanto por amadores para diminuir as dores ao finalizar o treino. Confira!

1 – Alongue seu corpo

Iniciando nossa lista, a questão de realizar alongamentos antes ou depois do treino é uma dúvida frequente entre os adeptos de atividade física. Dessa forma, a resposta é clara: ambos os momentos são importantes!

Então, no caso de evitar as dores musculares, o ideal é fazer alguns minutos de alongamento após a prática do exercício, a fim de prevenir lesões.

2 – Aqueça seu corpo antes do treino

Logo após a etapa de alongamento, pré-aquecer o corpo antes de se envolver em atividades físicas é um dos pré-requisitos essenciais para qualquer atleta.

Em outras palavras, antes do exercício, o corpo se encontra em um estado de repouso e requer aquecimento para otimizar a resposta aos estímulos do treino e, consequentemente, prevenir possíveis lesões.

3 – Aplique gelo no local após o treino

Aplicar gelo no músculo após o treino é tão eficaz quanto usar um analgésico, pois estimula o fluxo sanguíneo e previne inflamações.

Contudo, é importante ressaltar que o gelo só é efetivo se aplicado imediatamente após os exercícios, impedindo o estabelecimento da inflamação e o desconforto muscular.

4 – Realize exercícios regularmente

Por fim, e não menos importante, manter uma rotina consistente é a maneira mais eficiente de alcançar resultados, e isso também se aplica à redução das dores musculares.

LEIA MAIS: 4 exercícios que podem ajudar a aliviar a ansiedade

Assim, embora possa parecer contraditório, uma vez que o exercício pode causar desconforto, a prática regular é altamente benéfica para aliviar esses incômodos.

Isso ocorre porque, ao longo do tempo, os músculos se adaptam aos movimentos realizados durante o treino, e as fibras deixam de sofrer lesões.

Você pode gostar também